O prefeito Luciano Cartaxo verificou, na manhã desta quarta-feira (17), o andamento dos trabalhos de reestruturação do Parque Solon de Lucena. Até o próximo semestre, a Prefeitura de João Pessoa vai concluir a etapa mais complexa da obra, que é a construção de um túnel de escoamento para as águas da Lagoa. O canal já possui 580m de extensão, faltando apenas 60m de escavação para que seja concluído.
O túnel tem como objetivo acabar com os alagamentos que acontecem na região durante o período chuvoso. Além dele, a etapa estrutural buscou resolver outros problemas históricos. Com a construção de um anel sanitário que circunda a Lagoa, a Prefeitura acabou com o despejo de esgotos na água. O reservatório ainda foi desassoreado, ação que retirou 200 mil toneladas de resíduos sólidos que se acumulavam em seu fundo.
“Também estamos concluindo a construção de um desaguador, que possui 52m e cinco comportas”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo. “Quando o nível da água subir, vamos abrir essas saídas e o excesso de água vai ser direcionado para o Rio Sanhauá, evitando inundações. Essa é uma obra estruturante de grande importância pra a cidade, que foi adiada durante 100 anos pelo poder público, mas que estamos tendo a coragem de tornar realidade”, complementou.
Até agosto, ainda haverá o final da concretagem das paredes internas do túnel, para que já possa escoar as águas de chuva até o Rio Sanhauá. Isso será feito por meio de um sistema de comportas. Quando as águas subirem na Lagoa, a Prefeitura abrirá as comportas do túnel, que começa na Avenida Padre Meira e se estende até a Avenida Guedes Pereira, em frente ao Paço Municipal, para que escoem, sem poluição, até a rede de galerias pluviais e, em seguida, ao Rio Sanhauá.
Mobilidade – Também estão sendo iniciadas agora as obras de mobilidade na parte externa do Parque Solón de Lucena. A intervenção começou com o alargamento do anel externo da Lagoa, que vai garantir novas faixas para a circulação de veículos, já que o anel interno será desativado.
Além disso, um novo sistema de trânsito está sendo implantado. Este sistema envolve a instalação de um novo binário na Epitácio Pessoa/Monsenhor Walfredo Leal (sentido praia-centro) e na Pedro I/Deodoro da Fonseca/Manoel Deodato (sentido centro-praia), além do binário envolvendo as ruas Rio Grande do Sul e São Paulo (destino centro, em paralelo a Epitácio). O objetivo dessas obras é desafogar o centro da cidade, reduzindo o fluxo de veículos no entorno da Lagoa.
Urbanização – Em setembro, se iniciam as obras mais visíveis de todo o projeto, com a revitalização do espaço de contemplação e lazer. Ao mesmo tempo, será reconstruída toda a parede interna da Lagoa, visando protegê-la de um novo processo de assoreamento.
Todo o projeto da Lagoa e do Parque Solón de Lucena foi orçado em mais de R$ 30 milhões e deverá ficar pronto no primeiro semestre do próximo ano.
Secom-JP