O Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) decidiu postergar a exclusão de 50 municípios do semiárido, com a maior parte na Paraíba, devido às previsões de adversidades climáticas relacionadas ao El Niño em 2024.
O juízo levou em conta análises do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
As cidades beneficiadas, incluindo Borborema, Cuitegi, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Pilões, Pilõezinhos, Pirpituba, Serra da Raiz, Serraria e Sertãozinhos, permanecem no semiárido.
O relatório aprovado pela Sudene redesenhou o contorno da região, agora composta por 1477 municípios, um aumento de 215 em relação à última revisão de 2017. Essa alteração reflete a adição de municípios em dez dos onze estados sob jurisdição da Sudene, totalizando uma população estimada em 31 milhões de pessoas, conforme o censo de 2022 do IBGE.
Redação