A Paraíba o tempo todo  |

Polícia garante segurança e tranquilidade nas provas do Enem

A Polícia Militar da Paraíba organizou um esquema para manter a segurança durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem), realizado neste sábado (26) e domingo (27), em 417 locais de provas distribuídos nos 45 municípios paraibanos.

A tranquilidade é garantida por 1.200 policiais e 150 viaturas. O policiamento foi reforçado, na sexta-feira (25), durante a escolta dos malotes de provas do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, em João Pessoa, e do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Campina Grande, até os locais de aplicação do exame.

Centro de Monitoramento – A novidade deste ano é o funcionamento do Centro de Comando e Controle para monitoramento das ocorrências envolvendo o Enem, que funciona na sede do Comando Geral, na Praça Pedro Américo, na Capital.

Para o coordenador de Planejamento Operacional da PM, tenente coronel Onivan Elias, o local possibilita um maior controle da segurança em tempo real nos mais diversos postos de provas de toda a Paraíba. “Por meio da Intranet da PM, temos toda a relação dos locais de prova, escoltas, serviço de escala dos policiais, supervisão de viaturas e ocorrências. Tudo isso, por meio de uma ferramenta desenvolvida pela Coordenação de Tecnologia da Informação da PM já utilizada em outros eventos como as Eleições 2012, Carnaval, São João e Feriado da Independência deste ano. Para os próximos eventos, estamos desenvolvendo um software capaz de monitorar por meio de áudio e vídeo”, revelou o tenente.

Ele informou ainda que após a realização das provas, a PM também fará a escolta dos gabaritos para os locais pré-determinados pelos Correios. “Até o momento, não registramos nenhuma ocorrência. Em caso de situação atípica, todos os coordenadores de provas possuem os telefones dos comandantes de cada viatura para possível intervenção. Esperamos divulgar bons resultados do balanço da Operação Enem na próxima segunda-feira”, complementou.

Estão sendo empregados PMs de todos os batalhões e das unidades especializadas: Cavalaria, Trânsito, Ambiental, Companhia de Turismo e Batalhão de Operações Especiais.

PBVest – Milhares de alunos inscritos nas seis mil vagas para as aulas do Programa Vestibular Social do Governo do Estado (PBVest) 2013 participam da realização das provas do Enem.

É o caso da estudante Joyce Fernanda, 17, que cursa o 3º ano na Escola Estadual Horácio de Almeida, Alto do Mateus, em João Pessoa, que foi beneficiada pelas aulas do PBVest. “Pretendo realizar meu sonho que é entrar no curso de Educação Física. Estou me sentindo muito confiante porque, durante meses, assisti às vídeo-aulas do PBVest que me fez relembrar assuntos antigos, me atualizar dos novos e tirar todas as dúvidas. Além disso, tive a oportunidade de rever o conteúdo, fazer simulados, provas pelo site e participar dos aulões”, revelou.

O estudante Jeferson Alefi, 19, da Escola Estadual Pedro Augusto Porto (EEPAC), em Jaguaribe, saiu confiante das provas. “Com as aulas na escola tive a oportunidade de me dedicar integralmente aos estudos e, principalmente estudar Física e Matemática, pois quero muito entrar em uma universidade de Administração. Tenho certeza que todo meu esforço valerá a pena”, disse.

Orientações – A Secretaria de Estado da Educação (SEE) orienta aos participantes do Enem 2013 para o segundo dia de provas. Eles deverão ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, pois o uso de outra cor impossibilitará a leitura ótica do cartão-resposta.

Outros materiais deverão ser depositados na embalagem porta-objetos, que será distribuída a todos os participantes que deverá ser guardada embaixo da carteira de onde só poderão resgatá-la ao final dos testes. Para realizar as provas é necessário apresentar um documento de identificação original com foto.

Na Paraíba, 187.325 alunos se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem). A prova também é requisito para o ingresso na Polícia Militar da Paraíba, através do concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe