A Paraíba o tempo todo  |

PMJP realiza ação para combater pragas em mercados e cemitérios

 Uma ação conjunta desenvolvida pelas Secretarias de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), será desenvolvida a partir desta segunda-feira (2) nos cemitérios e mercados públicos da Capital. O objetivo é orientar os administradores, comerciantes e clientes para o controle de pragas nesses locais.

Dentre os serviços que serão oferecidos na ação estão desratização e antiratização para o controle da leptospirose; pesquisa de focos e tratamento químico do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue); orientações sobre o controle de caramujos, escorpiões e baratas; panfletagem sobre educação em saúde ambiental; e vacinação antirrábica para animais capturados.

A operação conjunta conta com uma equipe de 50 profissionais e acontecerá nos mercados de Cruz das Armas, Oitizeiro, Valentina, Mangabeira, Torre, Bairro dos Estados, Miramar, Castelo Branco, Rangel, Jaguaribe, Geisel e Central. Já a ação de controle de pragas acontecerá nos cemitérios Senhor da Boa Sentença, Cristo Redentor, São José e Santa Catarina.

Segundo o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes, essas são ações de prevenção à saúde humana e animal. “Vamos fazer um trabalho em conjunto com a Sedurb e Emlur nos mercados e cemitérios da Capital. Temos que pensar no controle das pragas e também na saúde dos animais que foram abandonados nesses locais”, afirmou.

A ação conta com o apoio de diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção de animais. “A ação é de fundamental importância pela conscientização dos comerciantes e clientes dos mercados e para as pessoas que trabalham nos cemitérios. Não vamos fazer desses locais depósitos de animais” disse o presidente da ONG Centro de Cidadania Plena, de Jaguaribe, Adonai Golombko.

O secretário adjunto da Sedurb, José Gadelha Neto, falou sobre a importância desse tipo de ação nesses espaços públicos. “A Sedurb está dando todo o apoio logístico para a Secretaria Municipal de Saúde realizar essa ação que é tão importante dentro dos mercados e cemitérios. Quem ganha com isso é a população de João Pessoa”, ressaltou.

Palestra – A programação tem início nesta segunda-feira (2) com uma palestra para todos os administradores de mercados e de cemitérios, às 14h, no auditório do Mercado Central. O gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes, e o gerente da Vigilância Sanitária, Alberto José, vão dar orientações sobre os riscos de transmissões de doenças. Toda a ação se estende até o dia 18 de junho.


Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe