A Paraíba o tempo todo  |

PMJP inicia terceira etapa do Orçamento Democrático

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) começou na noite desta última segunda-feira (12) a terceira etapa do ciclo do Orçamento Democrático, o Planejamento Democrático com os delegados do OD. A partir de agora, os delegados das 14 regiões do OD vão se reunir com os secretários municipais que tiveram suas pastas eleitas como prioritárias para os investimentos da PMJP, bem como vão conhecer o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2011.

A primeira reunião aconteceu para a 9º região, sendo realizada no galpão da Associação Recreativa de Cultura e Arte – ARCA, na Ilha do Bispo. A coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, informou que durante as Audiências Regionais, realizadas no mês de março, as principais demandas apontadas pela população desta região se concentraram nas áreas de emprego e renda, saúde e habitação.

Participaram deste primeiro encontro com os delegados regionais, a secretária de Habitação (Semhab), Emilia Correia Lima, o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira, o diretor de fomento da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Rui Ribeiro e o diretor do Distrito Sanitário I, Waldson Dias.

Sustentabilidade – A Sedesp apresentou aos delegados dos bairros da Ilha do Bispo, Bairro dos Novais, Alto do Mateus, e das comunidades Beira da Linha, Varadouro e Porto do Capim, as ações que a Secretaria vem desenvolvendo na região, a exemplo da capacitação e organização que está sendo oferecida para a Cooperativa de Beneficiamento de Pescados, da Ilha do Bispo e, mostrou como funciona, o Programa de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP) e o Serviço de Emprego (SINE).

Moradia – No setor de habitação, já foram construídas 480 casas pelo Programa de Subsidio Habitacional (PSH), distribuídas no Alto do Mateus, Ilha do Bispo e Bairro dos Novais. De acordo com a secretária de Habitação, Emilia Correia Lima, está em andamento a construção de 288 casas na Ilha do Bispo, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Sanhauá, 43 casas para a comunidade Beira da Linha, no Alto do Mateus e 130 unidades habitacionais, atendendo a demanda dos moradores do Bairro dos Novais.

Atendimento – A Secretaria de Saúde mostrou aos representantes populares como está o andamento das demandas encaminhadas pela população na primeira etapa do Orçamento Democrático, que aconteceu em março. O diretor do Distrito Sanitário I, Waldson Dias informou que para melhorar o atendimento aos usuários dos serviços de saúde da região estão sendo feitos investimentos permanentes na humanização e na qualidade dos serviços, como atenção domiciliar, implantação de projetos para melhoria no pré-natal para gestantes, além da construção de uma Unidade Integrada de Saúde no Alto do Mateus, da reformas de outras duas, assim como a reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família da Ilha do Bispo e a promoção da Feira de Arte, Cultura e Assistência Social.

Como também, acontece no Varadouro, com a reforma na USF, a realização do projeto de práticas integrativas na Casa de Acolhida e a articulação com o Distrito Sanitário IV com o CAPS Gutemberg Botelho, para atendimento na residência terapêutica.

Inclusão – Por fim, o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira informou que cinco cozinhas comunitárias estão em fase de conclusão de obras e compra de equipamentos, que irão atender as comunidades Taipa, Bela Vista, Timbó e Gervásio Maia. No Alto do Mateus está sendo construído o Pólo de Costura, e na comunidade Maria de Nazaré, o Centro de Inclusão Produtiva, que vai capacitar os moradores da localidade nas áreas de informática, construção civil e gastronomia.
 

 

Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe