A Paraíba o tempo todo  |

PMJP garante lazer e práticas esportivas à população com serviços de zeladoria em mais de 200 praças

Visando garantir a preservação dos espaços públicos e possibilitar o lazer e a prática de atividades esportivas à população, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realiza serviços de manutenção e zeladoria nas 203 praças atualmente existentes na cidade. Os serviços constam no cronograma elaborado pela secretaria e consistem na execução de reparos técnicos e estruturais, troca e consertos de equipamentos, pinturas, capinagem, limpeza e outras melhorias.

O secretário de Desenvolvimento Urbano da Capital, Fábio Carneiro, afirmou que a cidade possui um grande número de praças públicas com variadas opções de lazer, atividades esportivas e também de contemplação. Segundo ele, esses espaços cumprem uma função importante para a melhoria da qualidade de vida dos pessoenses. “Nossa cidade reúne muitas praças, parques e áreas verdes, que a torna ainda mais bonita e agradável. Todas as semanas nossas equipes executam o planejamento que elaboramos para atender as demandas que nos chegam diariamente”, afirmou.

O chefe da Divisão de Manutenção e Zeladoria da Sedurb, Júnior Batista, explicou que as praças possuem uma estrutura completa para a realização das mais variadas atividades, a exemplo de caminhadas, ginástica, teatro, shows, e por isso precisam ser preservadas pela população. Ele lembrou que esses equipamentos são importantes para que as pessoas mantenham a saúde em dia e se livrem do sedentarismo e de doenças como a depressão, ansiedade e estresse. “As praças cumprem um papel muito além do que imaginamos, pois além de servirem para uma roda de conversas ou um carteado, também atuam para que os moradores interajam entre si e vivenciem o dia a dia do bairro”, observou.

‘Praça como terapia’ – A funcionária pública Maria Isabel não abre mão de uma boa caminhada todos os dias na Praça da Paz, nos Bancários. Segundo ela, que mora próximo ao equipamento, poder realizar uma atividade física e ainda reencontrar os amigos, é uma verdadeira terapia. “Gosto muito de vir à praça para caminhar e fazer a limpeza da mente. Quando por algum motivo não posso, sinto muita falta”, falou.

Já para a assistente administrativa Simone Pereira, uma ida à Praça da Independência, no bairro de Tambiá, é parada obrigatória com as filhas. Ela disse que frequenta o local para fotografar as crianças e poder possibilitar o contato delas com a natureza. “Vir aqui e ficar contemplando esse local traz uma paz de espírito muito grande, ainda por cima com as crianças que podem brincar e aproveitar bem o espaço”, disse.

Oportunidade – Além de possibilitar o bate-papo entre velhos amigos, as praças também são utilizadas para atividades físicas, recreativas e como uma fonte de renda extra para pequenos empreendedores.

Um dos projetos que vem sendo desenvolvido desde o ano passado pela Sedurb nas praças é a Feira Móvel do Produtor. A iniciativa tem por objetivo fortalecer o empreendedorismo e oferecer o melhor da gastronomia regional, produtos da agricultura familiar e artesanato.

Solicitações – As demandas chegam a partir das solicitações encaminhadas pelos moradores e pelo Poder Legislativo Municipal. A população pode solicitar as ações de manutenção e zeladoria entrando em contato com a Sedurb pelo telefone 3218-9300 ou e-mail [email protected]. Os pedidos são anexados ao cronograma periódico da pasta e atendidos conforme a urgência de cada situação.

 

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe