Por pbagora.com.br

 A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai investir quase R$ 3 milhões no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2015, o que representa 65% a mais do valor aplicado em 2014. O investimento irá beneficiar, de imediato, mais de 65 mil famílias em situação de vulnerabilidade atendidas por programas sociais.

O PAA é um programa federal desenvolvido pela PMJP em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Em João Pessoa, a iniciativa é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan).

Joaquim Pinto Filho, coordenador do Programa, destaca que dos meses de setembro de 2014 a fevereiro de 2015, o PAA fez doação de mais de meio milhão de quilos de hortifrutis, adquiridos da agricultura familiar, ao Banco de Alimentos Municipal. “O importante é que a modalidade do PAA garante a compra com doação simultânea”, afirma.

O coordenador explicou ainda que no período citado foram doadas 558.836 toneladas de produtos como macaxeira, inhame, batata doce, feijão verde, banana e outros gêneros alimentícios provenientes da produção de 327 produtores cadastrados no programa municipal. “Dentre esses, 19 são produtores orgânicos, que produzem alimentos de excelente qualidade”, afirma.

A previsão do plano operacional para 2015 é também a elevação de 40% no número de agricultores cadastrados, que passará de 327 para 458. “Com isso teremos uma previsão de mais de 1 milhão de quilos de produtos na melhoria do atendimento através do PAA”, destaca Joaquim Pinto.

Distribuição direta – A mudança na forma da doação, que irá sair da competência das entidades parceiras, é a grande novidade do programa em 2015. Os alimentos passarão a ser distribuídos através dos Centros de Referência da Cidadania (CRCs), Cozinhas Comunitárias e Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “Teremos uma nova dinâmica na distribuição dos alimentos, que passará a ser realizada diretamente para os beneficiários através das unidades da Sedes”, explicou.

Confira os gráficos com a evolução do PAA no link http://bit.ly/PMJP_PAA

 

Secom-JP

Notícias relacionadas

Unanimidade: ALPB aprova homenagem a Juliette com maior comenda da PB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (13), a concessão da Medalha Epitácio Pessoa para a advogada e maquiadora paraibana Juliette Freire. A proposta, assinada por todos os…

TJPB nega recurso e prefeitura de Bayeux deve conceder gratificação à professora

“A mera alegação de ausência de previsão orçamentária para a implementação da gratificação na remuneração da autora não é capaz, por si só, de exonerar a Administração Pública de cumprir…