A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

PMDB e PSB conquistam o maior número de prefeituras da PB

PMDB e PSB conquistam o maior número de prefeituras da Paraíba

PMDB ganhou em 56 cidades e continua tendo maior domínio da Paraíba. Apesar disso, o partido teve seu espaço reduzido em comparação a 2008.

Assim como em nível nacional, o PMDB foi o partido que mais elegeu prefeitos na Paraíba. Segundo informações da Justiça Eleitoral, o partido ficou com 56 prefeituras. Em segundo aparece o PSB, que conquistou 28 prefeituras. No país inteiro, o PMDB conseguiu 1.205 prefeituras no primeiro turno, mas encolheu sua participação em relação a última eleição municipal, quando havia conquistado 1.193 cidades.

O PMDB conquistou as prefeituras de algumas das principais cidades da Paraíba como, por exemplo, Cabedelo, com Luceninha (PMDB), e Patos, com Chica Motta (PMDB).O partido ainda pode vencer em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral do Estado, onde Tatiana Medeiros (PMDB) disputa o segundo turno com Romero Rodrigues (PSDB).

Apesar de continuar à frente no número de prefeituras conquistadas, o PMDB também viu seu espaço reduzido na Paraíba. Nas eleições municipais de 2008, os peemedebistas venceram em 60 municípios paraibanos.

Na segunda posição em número de prefeitos eleitos, o PSB foi na contramão do PMDB. O partido do governador Ricardo Coutinho aumentou em mais de duas vezes a quantidade de municípios conquistados, passando de 12 em 2008 para 28 no pleito deste ano. Entre as vitórias socialistas destacam-se as de Expedito Pereira (PSB), em Bayeux, e a de Roberto Feliciano (PSB), em Sapé.

O PSDB foi o terceiro com mais prefeituras, tendo conquistado 25 cidades e ainda tendo a chance de vencer em Campina Grande no segundo turno. Os tucanos também perderam municípios, pois em 2008 haviam vencido em 40 dos 223 da Paraíba. O DEM foi outro que teve a quantidade de prefeituras reduzidas, indo de 39 para 23.

 

 



PB Agora

com G1

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe