A Paraíba o tempo todo  |

Finados: PMCG intensifica manutenção dos cemitérios para a visitação

O Dia de Finados está chegando e, com ele, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, intensificou os serviços de manutenção geral dos cemitérios públicos, num total de oito, localizados nos bairros do Monte Santo( o mais tradicional), Cruzeiro, Bodocongó, José Pinheiro, Vila Cabral de Santa Terezinha, e nos distritos de Catolé de Boa Vista, Galante e São José da Mata.

Na manhã desta terça-feira, 29.10, o secretário Geraldo Nobre Cavalcante, da Sesuma, fez uma visita em todos eles, acompanhado dos diretores de limpeza urbana, Joméris Tavares; de obras, Josivaldo Salatiel; de paisagismo, Luiz Nóbrega e José Fernando dos Santos, administrado dos cemitérios.

O secretário explicou que sempre visita os cemitérios, mas desta vez resolveu levar os auxiliares para analisas as prioridades, para que até sábado, todos estejam em ótimas condições de receber os visitantes.

“ Esta vistoria é importante, para acompanhar os serviços que estão sendo realizados, para que no Dia de Finados, possamos oferecer uma estrutura adequada e segura, para dá conforto as pessoas, que aproveitam este dia para visitar seus ente queridos”, explicou, acrescentando:
– Não há prazo para que os moradores façam a limpeza individual dos túmulos.

A previsão é de que em torno de 40 a 50 mil pessoas visitem os oito cemitérios. Iniciamos vários serviços de manutenção, limpeza e pintura, ainda no mês de junho, e acreditamos que na sexta-feira, este trabalho seja concluído. Toda parte de iluminação está sendo revisada, inclusive com troca de lâmpadas; abastecimento de água regularizado através de carros-pipas, aonde não tem rede de saneamento; poda de árvores; pinturas dos meio-fio, capinação, e reforço na segurança. “

No Dia de finados, no próximo sábado, 02 de novembro, por orientação do prefeito Romero Rodrigues serão colocados banheiros químicos em todos eles, visando a atender a demanda. A Prefeitura já está e está providenciando a recuperação da malha viária para evitar transtornos para o acesso da população, que se desloca para os cemitérios em seus veículos.

Serão disponibilizados ainda, lixeiras e tambores para que as pessoas depositem o lixo e não sobrecarregue o pessoal da limpeza. Os cemitérios funcionarão na véspera e Dia de Finados

O secretário explicou que o acesso de veículos dentro dos cemitérios não será permitido. A STTP estará auxiliando no trabalhado de disciplinamento de trânsito, e as Polícias Civil e Militar vão auxiliar na parte de segurança, principalmente na parte externa.

“ Já enviamos ofício e com certeza seremos atendidos, como ocorreu nos anos anteriores. Outra equipe da Sesuma também auxiliará os comerciantes ambulantes, para que não haja tumulto nem interrupção dos acessos e calçadas”, acrescentou.

Cuidado com dengue

Outra orientação do secretário Geraldo Nobre, é que ao ornamentar o túmulo, os visitantes devem ficar atentos à escolha dos objetos para evitar o surgimento de focos da dengue.

A dica é escolher vasos que tenham furos embaixo para evitar o acúmulo de água, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Outra orientação é que as floreiras de concreto sejam furadas. Os pratinhos, que costumam ser colocados embaixo, também devem ser enchidos com areia.

 

Codecom / PMCG

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe