A Paraíba o tempo todo  |

PM promove evento em comemoração ao Dia Estadual da Mulher Militar

 A Polícia Militar realiza, na próxima segunda-feira (26), um evento comemorativo ao Dia Estadual da Mulher Militar. As policiais vão participar de um amistoso de futebol de salão e, em seguida, serão homenageadas no Centro de Educação da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

 

O momento mais esperado das comemorações é a partida de futsal, que vai reunir policiais de várias gerações para o amistoso. O jogo começa às 7h, no Ginásio do Centro de Educação.

 

Atualmente, 700 mulheres fazem parte da Polícia Militar da Paraíba, sendo 152 oficiais e 548 praças. As primeiras policiais ingressaram na instituição em 26 de janeiro de 1987, ocupando atualmente os postos de coronel e de tenente-coronel. Em março do mesmo ano, entraram policiais para a qualificação de praças, na graduação de sargento. Em 1990, começaram a chegar as primeiras soldados, com um efetivo de 70 mulheres.

 

Primeiro passos – Como não havia definido um emprego específico para o grupo inicial de oficiais e sargentos, elas passaram a desempenhar atividades no setor de relações públicas da PM. Com a entrada das soldados, elas começaram a ser distribuídas em atividades diversas, inclusive com a criação de uma companhia feminina na Polícia Militar da Paraíba, com sede na Capital.

 

A tenente-coronel Íris Oliveira, uma das pioneiras, destacou que foram vários desafios superados ao longo dos anos pela mulher na corporação. “Rompemos várias fronteiras da divisão do trabalho na instituição policial e hoje ocupamos espaços em todas as atividades administrativas e operacionais, unindo forças em prol da segurança pública em nosso Estado”, ressaltou a tenente-coronel.

 

Data – O Dia Estadual da Mulher Militar foi instituído pela Lei 9.186/2010, que estabeleceu no calendário oficial do Estado da Paraíba a data comemorativa.

Redação

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe