A Paraíba o tempo todo  |

PL de Wilson Filho homenageia Zé Maranhão com concessão de Medalha na ALPB

Um projeto de resolução do deputado Wilson Filho (PTB) aprovado em sessão extraordinária no dia 18 de fevereiro, na Assembleia Legislativa da Paraíba, presta uma homenagem a um dos maiores líderes políticos da história da Paraíba, o ex-governador e ex-senador, José Maranhão (in memoriam), que faleceu aos 87 anos no dia 8 de fevereiro deste ano após complicações da Covid-19. O projeto concede a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena (in memoriam).

Para o deputado Wilson Filho, a concessão da Medalha simboliza o reconhecimento de toda a Paraíba pelas décadas de serviço prestado pelo ex-governador à Paraíba. “José Maranhão teve uma biografia pautada pelo trabalho e dedicação ao povo paraibano, sempre de forma ética e humilde. Um dos maiores ícones da vida política do nosso estado merece todas as honrarias”, destacou Wilson Filho.

Trajetória política

José Targino Maranhão nasceu em Araruna (PB) no dia 6 de setembro de 1936. Advogado, pecuarista e empresário, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Exerceu o mandato de deputado estadual quatro vezes (1955-1969), foi deputado federal em três legislaturas (1983-1995).

Em 1994, elegeu-se vice-governador da Paraíba, em chapa com o ex-senador Antônio Mariz. Assumiu o governo com o falecimento deste, e obteve a reeleição em 1998. Em 2002, elegeu-se para o primeiro mandato como senador. Voltou a concorrer ao governo estadual em 2006, ficando em segundo lugar, mas assumiu o Palácio da Redenção em 2009 após a cassação do primeiro colocado, Cássio Cunha Lima. Tentou a reeleição em 2010, sem sucesso, mas conquistou um segundo mandato no Senado em 2014.

 

Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe