A Paraíba o tempo todo  |

Pesquisadores do Nutes desenvolvem sistema inteligente vencedor do desafio global de obesidade infantil

Uma equipe de pesquisadores do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) integrou o consórcio Tupã Fit, e foi vencedora do primeiro Hackathon global, evento promovido pela SAS, empresa software e serviços inovadores e pelo governo da Suécia. O consórcio Tupã Fit foi montando pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), através da Rede Universitária de Telemedicina, é formado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP), do NK Health Information System e do Nutes/UEPB. O professor do Departamento de Computação da UEPB e pesquisador do Nutes, Paulo Barbosa, e a pesquisadora Eujessika Rodrigues, coordenaram uma equipe composta por vários desenvolvedores e pesquisadores do lado do Nutes.

O consórcio Tupã Fit, que ficou em primeiro lugar na categoria Saúde/Obesidade Infantil, desenvolveu a solução Brasil 2030 – sistema inteligente de uso multisetorial na promoção da saúde nutricional infantil. Por meio do projeto “Brasil 2030”, os pesquisadores usaram tecnologias digitais de inteligência artificial da SAS para interpretar dados sobre obesidade infantil e conectar e educar pessoas. A interpretação permite que os pesquisadores estudem o impacto de novos programas na saúde das crianças e avancem para a erradicação da obesidade infantil. Este projeto é inspirado no trabalho de pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, que usou dados municipais e regionais para criar um gêmeo digital da sociedade sueca.

A competição foi realizada durante todo o mês de março, em formato remoto, mas o resultado só foi divulgado na terça-feira (11). A proposta desafiou cientistas de dados, entusiastas de tecnologia e visionários de negócios de todo o mundo em uma série de setores a aplicar a tecnologia para resolver negócios do mundo real e problemas humanitários.

O consórcio Tupã Fit aceitou o desafio de apontar soluções para gerar a transformação da sociedade para a prevenção da obesidade infantil tendo como horizonte a estratégia “Cidades Gêmeas”. Para este desafio foi necessário mobilizar uma cidade brasileira para desenvolver uma tecnologia capaz de promover o engajamento de famílias e diferentes setores e atores da sociedade em uma ação em rede pela proteção da criança e pela promoção de ambientes favoráveis ao seu desenvolvimento e bem-estar, envolvendo o núcleo familiar.

O município de Tupã foi escolhido por conta do vínculo de parte dos pesquisadores com a gestão local e a disponibilidade da gestão municipal em participar do piloto. Tupã é uma cidade do interior de São Paulo, com população estimada em 65.570 habitantes, dos quais 4.700 são crianças menores de seis anos. Das 526 crianças com até 5 anos (dados disponíveis no sistema de informações do serviço de saúde), 25,38% estão com sobrepeso, das quais 4,56% são classificadas como obesas.

Entre os benefícios do projeto Brasil 2030 estão: as mães ou responsáveis receberão informações sobre o estado nutricional dos filhos e como devem lidar com os problemas detectados e os educadores terão informações para acompanhar o desenvolvimento da criança na escola, cuidar e orientar as mães na adoção de estilos de vida saudáveis.

Obesidade infantil
O aumento da obesidade infantil está alarmando o mundo. No Brasil, 31,8% das crianças de 0 a 5 anos apresentam excesso de peso, o que tem incentivado a priorização do tema na agenda das políticas públicas e iniciativas da sociedade em geral, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe