A Proposta de Emenda à Constituição de autoria do deputado Federal Wilson Santiago que propõe prorrogação das eleições, unificação dos mandatos em cinco anos e fim da reeleição foi destaque na nova edição da Revista Nordeste, publicada neste fim de semana.

O principal objetivo da PEC é ajustar a política à atual realidade econômica do país, que enfrenta grave crise imposta pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Assim, serão menos recursos aplicados na realização das eleições, unificando dois pleitos em uma única eleição geral. A proposta também impede o “uso da máquina” por gestores que estejam buscando a reeleição, proporcionando mais isonomia no processo democrático.

“Como consequência direta dessa influência desproporcional no processo eleitoral, tem-se, ainda, o enfraquecimento do princípio constitucional do pluralismo político, na medida em que a força política daqueles que já exercem cargos eletivos no Poder Executivo tende a dificultar o acesso de novos atores políticos à arena político-eleitoral, tornando a representação neste Poder um ambiente de domínio dos ‘profissionais da política’ e não de uma instituição de representação dos diversos estratos do povo brasileiro”, argumentou o parlamentar.

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Estudo da UFPB prevê fim da pandemia na Paraíba para o final de setembro, mas números ainda preocupam

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS),declarou o novo coronavírus como uma pandemia, o mundo sofreu uma profunda mudança. O Covid-19, tem trouxe medo, insegurança, mortes e mexou com…

Criação do Memorial Covid-19 é aprovada por unanimidade na ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, durante sessão remota realizada nessa quarta-feira (15), o projeto de lei 1.841/2020, de autoria da deputada Camila Toscano, que institui o…