A Paraíba o tempo todo  |

PB se manteve líder de cheques honrados em abril

O número de cheques sem fundos recuou em abril, apontando para uma melhora do controle de gastos das famílias brasileiras, mostra pesquisa da empresa de crédito do varejo TeleCheque. No mês, 97,16% do total de cheques emitidos foram honrados –alta de 1,06% na comparação com março.

Frente a abril de 2008, a quantidade de cheques pagos subiu 1,41% no mês passado. “Apesar da instabilidade inicial gerada pela crise, a economia parece dar sinais de melhora. Os varejistas se sentem mais confiantes e a lenta retomada do crédito já pode ser sentida pelo mercado”, afirmou José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

No ranking por Estado, a Paraíba se manteve na liderança dos cheques honrados com 98,40%. Em seguida aparecem Santa Catarina (98,08%), Goiás (97,92%), o interior de São Paulo (97,91%) e Paraná.

“Neste momento, os consumidores retomam o controle financeiro lentamente e voltam a honrar seus pagamentos, porém priorizando os itens de primeira necessidade e com menores prazos de pagamento”, explica.

A pesquisa no mês mostrou que lojistas e consumidores continuam optando pelo cheque para obter crédito no comércio. “Para fidelizar os clientes, o varejista deve continuar a oferecer vantagens na hora dos pagamentos realizando parcelamentos e promoções. Neste momento, o cheque é ideal porque possibilita a negociação direta entre cliente e lojista”, afirma Praxedes Neto.
Fraudes

O número de cheques fraudados também tiveram queda no mês passado, segundo a pesquisa. De acordo com a TeleCheque, em abril, o indicador apontou apenas 0,17% de cheques fraudados, uma queda de 5,56% quando comparado com o mês de março.

No ranking de cheques fraudados por Estado, Alagoas registrou o maior índice de fraude (1%), seguido de São Paulo (0,52%) e Pará (0,32%).
Realizada mensalmente, a pesquisa da TeleCheque avalia o índice de cheques honrados, considerando o valor em reais das transações com esse meio de pagamento em todo o país.
 

 

Folha

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe