A Paraíba o tempo todo  |

PB registra aumento de 9,39% na formalização de MEIs no 1º semestre

Uma das opções mais buscadas por quem está começando a empreender ou deseja abrir o próprio negócio, a categoria do microempreendedor individual (MEI) tem sido, também, o caminho daqueles que precisam de uma alternativa para o desemprego crescente no país. Na Paraíba, conforme apontam dados da Receita Federal, o número de formalizações teve crescimento nos primeiros seis meses deste ano. Ao todo, foram abertos 14.391 novos MEIs no estado e, diante disso, o Sebrae Paraíba ressalta a importância de buscar capacitação.

Isso significa que, no período, houve um aumento de 9,39% no número de microempreendedores individuais registrados no estado. No início de janeiro, a Paraíba contava com um total de 153.125 mil MEIs, enquanto dados do último dia 5 apontam que o estado possui, atualmente, 167.516 mil microempreendedores individuais.

A gerente da Unidade de Estratégia e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, salientou que a necessidade de acessar o mercado de forma legalizada e com a rapidez proporcionada pela formalização como MEI é apenas um dos fatores que justificam o aumento no número de microempreendedores individuais na Paraíba neste primeiro semestre de 2021.

“Com a pandemia, as grandes e médias empresas também estão migrando parte de sua força de trabalho para um modelo de terceirização com o MEI. A possibilidade de legalizar seu home-office nessa categoria de empreendimento é outro fator. Além disso, a popularização das facilidades vistas neste tipo de empresa, a diminuição do trabalho informal e a necessidade de se ter uma proteção com benefícios previdenciários também causam esse expressivo aumento”, explicou.

A gerente enfatizou, ainda, a necessidade de o empreendedor buscar se qualificar por meio de capacitações. “Isso é essencial para sobreviver em um mercado tão competitivo. A concorrência busca sempre ser mais eficiente e atrativa para seus clientes. Só com a capacitação é possível atingir esse nível de competitividade”, destacou.

Informações – Quem tiver dúvidas ou deseja obter mais informações sobre o MEI, pode acessar o site oficial do governo federal, através do endereço https://www.gov.br/empresas-e-negocios, ou o portal do Sebrae Paraíba (http://www.sebraepb.com.br/) que, além de informações, oferece diversas capacitações gratuitas.

Com faturamento anual de até R$ 81 mil, o microempreendedor individual possui benefícios previdenciários como aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, auxílio-doença, auxílio maternidade e pensão por morte. Além disso, o MEI pode emitir notas fiscais e contratar até um funcionário.

 

Redação com Sebrae/PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe