A Paraíba o tempo todo  |

PB foca na produção para o turismo

 Paraíba reúne maior número de atividades criativas com foco na produção associada ao turismo

Até o final do ano, o Estado terá mais de 200 produtos neste segmento em 18 municípios do Litoral, Brejo e Cariri

A Paraíba é o estado com o maior número de atividades criativas com foco na produção associada ao turismo do país de acordo com levantamento feito pela Associação de Cultura Gerais (ACG), de Minas Gerais, e do Sebrae Paraíba. Até o final do ano, 18 cidades paraibanas irão reunir cerca de 200 produtos turísticos estruturados no segmento da economia criativa nas regiões do Litoral, Brejo e Cariri. Atualmente os turistas já podem conhecer quase 140 produtos neste segmento, em 11 cidades paraibanas.

Desde 2012, o Sebrae Paraíba e a ACG iniciaram a formatação e estruturação das atividades criativas nos municípios de Areia, Bananeiras, Conde, Pitimbu, Lucena, Cabedelo, Pilões, Alagoa Grande, Boqueirão, Cabaceiras e Ingá. Até o final do ano, também serão Monteiro, Zabelê, Guarabira, Remígio, Solânea, João Pessoa Criativa e Campina Grande. Neste período, foram estruturadas, em média, 13 atividades em cada cidade.

De acordo com a gestora de turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, a produção associada ao turismo é um dos braços da economia criativa, que tem como proposta agregar a vocação de empreendedores à criatividade para geração de renda, emprego e desenvolvimento de uma empresa ou região em diversas áreas, como a música, gastronomia, design, moda, artesanato e turismo. “Na economia criativa é fundamental valorizar o talento e a vocação local. É essa vivência que o turista quer experimentar”, destacou Regina Amorim.

Um dos exemplos bem-sucedidos de produção associada ao turismo na Paraíba é a Comunidade Chã de Jardim, localizada na zona rural do município de Areia. Os moradores da localidade,há pouco mais de três anos, produziam apenas polpa de fruta, artesanato e acompanhavam turistas nas trilhas ecológicas. Hoje a comunidade tem o Restaurante Rural Vó Maria, oferece piquenique na mata, oficinas de artesanato, o pôr do sol de Maria com música, e espera inaugurar, em 2016, uma hospedagem rural para os turistas.

As ações de estruturação das atividades criativas na Comunidade Chã de Jardim começaram em 2012 com a adesão da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade da Chã de Jardim (Adesco), liderada por Luciana Balbino, ao projeto de Economia Criativa com foco na produção associada ao turismo do Sebrae Paraíba.

“Em 2006, um grupo de jovens decidiu buscar capacitações e o resultado foi a fábrica de polpas de frutas. Poucos acreditavam no nosso projeto, nos chamavam de loucos. Há três anos, conhecemos a proposta do Sebrae e da ACG. Fizemos do material deles nossa Bíblia, escutamos e aplicamos as sugestões de melhoria. Entendemos a importância de antecipar os desejos dos nossos visitantes, de encantá-los. Quando aplicamos isso, começamos a oferecer novas atividades e a vender mais, gerando renda e transformando a nossa comunidade”, destacou Luciana Balbino.

A Comunidade Chã do Jardim recebe diariamente turistas de várias regiões do país e já recebeu os prêmios de 2º lugar do 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Maceió (AL) e o Troféu Waldemar Duarte da Associação Brasileira de Jornalistas do Turismo na Paraíba (Abrajet-PB) dedicado aos melhores do ano no turismo da Paraíba.

Caminhos do Frio – A Comunidade Chã do Jardim participou da Rota Cultural Caminhos do Frio. Ao longo de uma semana, segundo Luciana Balbino, o restaurante registrou uma intensa movimentação. “O Caminhos do Frio em Areia foi resultado de um trabalho em conjunto da comunidade e empresários, que entenderam a importância do evento para o município. Esta edição foi uma das melhores em público e vendas”, destacou a líder da comunidade.

Nesta semana, durante o Caminhos do Frio, o Sebrae Paraíba promoveu fampress com jornalistas do Estado para a cidade de Areia e mostrou a nova oferta turística de vivências e experiências do município com foco na economia criativa. Esta semana a Rota Cultural acontece na cidade de Pilões e irá se estender por mais cinco municípios até o dia 31 de agosto.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe