A Paraíba o tempo todo  |

Patriotismo: qual a importância desse sentimento para a nação brasileira

O livro “Triste Fim de Policarpo Quaresma” mostra o imenso amor que Policarpo sentia pelo Brasil, sua cultura e quão aquele homem lutava para enaltecer os costumes nacionais. Na realidade, poucos brasileiros demonstram todo esse afeto pela pátria; dificilmente, nos dias atuais, encontramos pessoas que demonstram tanto orgulho do país como Quaresma.

A educação favorece conhecimentos necessários para que os alunos, que são o futuro do país, tenham interesse pela história e pela cultura do Brasil. Mas, infelizmente, um dos únicos momentos em que boa parte dos brasileiros demonstra realmente afeto e orgulho à pátria é durante os jogos de futebol da seleção brasileira em época de Copa do Mundo.

Como consequência disso, é lamentável também saber que uma terra tão rica em cultura e conhecimento, como o Brasil, seja pouco valorizada no que diz respeito aos valores patrióticos tanto pelos governantes com também por boa parte da população.
Portanto, ser patriota é a obrigação continua, logo deve ser uma prática permanente de todos nós, já que esse sentimento não pode e nem deve se restringir apenas aos momentos de comemoração.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) juntamente com as secretarias de educação deveriam elaborar um projeto de incentivo ao resgate de valores patrióticos, começando com atitudes simples, por exemplo, cantar, semanalmente nas escolas, o hino nacional, além de os professores trabalharem atividades educativas voltadas para a valorização da história do país, do estado e do contexto local em que os alunos fazem parte a fim de que eles possam ter a oportunidade de conhecer e de valorizar mais sobre os diversos costumes e culturas que o Brasil dispõe.

Em suma, estratégias como essas são formas de levar adiante o sentimento de patriotismo que é tanto falado, porém muito pouco praticado no contexto atual pela nação brasileira.

ESCOLA: EEEM Bernardino José Batista MUNICÍPIO: Triunfo UF: PB
ALUNO: Maria Eduarda Tavares Rosendo
PROFESSOR: Vanderlei Francisco de Lima
SÉRIE/ANO: 3º Ano do Ensino Médio TURMA: A ANO LETIVO: 2019

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe