Por pbagora.com.br

O livro “Triste Fim de Policarpo Quaresma” mostra o imenso amor que Policarpo sentia pelo Brasil, sua cultura e quão aquele homem lutava para enaltecer os costumes nacionais. Na realidade, poucos brasileiros demonstram todo esse afeto pela pátria; dificilmente, nos dias atuais, encontramos pessoas que demonstram tanto orgulho do país como Quaresma.

A educação favorece conhecimentos necessários para que os alunos, que são o futuro do país, tenham interesse pela história e pela cultura do Brasil. Mas, infelizmente, um dos únicos momentos em que boa parte dos brasileiros demonstra realmente afeto e orgulho à pátria é durante os jogos de futebol da seleção brasileira em época de Copa do Mundo.

Como consequência disso, é lamentável também saber que uma terra tão rica em cultura e conhecimento, como o Brasil, seja pouco valorizada no que diz respeito aos valores patrióticos tanto pelos governantes com também por boa parte da população.
Portanto, ser patriota é a obrigação continua, logo deve ser uma prática permanente de todos nós, já que esse sentimento não pode e nem deve se restringir apenas aos momentos de comemoração.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) juntamente com as secretarias de educação deveriam elaborar um projeto de incentivo ao resgate de valores patrióticos, começando com atitudes simples, por exemplo, cantar, semanalmente nas escolas, o hino nacional, além de os professores trabalharem atividades educativas voltadas para a valorização da história do país, do estado e do contexto local em que os alunos fazem parte a fim de que eles possam ter a oportunidade de conhecer e de valorizar mais sobre os diversos costumes e culturas que o Brasil dispõe.

Em suma, estratégias como essas são formas de levar adiante o sentimento de patriotismo que é tanto falado, porém muito pouco praticado no contexto atual pela nação brasileira.

ESCOLA: EEEM Bernardino José Batista MUNICÍPIO: Triunfo UF: PB
ALUNO: Maria Eduarda Tavares Rosendo
PROFESSOR: Vanderlei Francisco de Lima
SÉRIE/ANO: 3º Ano do Ensino Médio TURMA: A ANO LETIVO: 2019

Notícias relacionadas

Campina Grande tem quase 100 oportunidades de emprego nesta 2ª

Maioria exige experiência de seis meses comprovados na Carteira de Trabalho A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal, está oferecendo novas vagas de emprego nesta segunda-feira, 01…

Estado vai contratar 160 médicos para atuar no enfrentamento à covid-19

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou, nesta segunda-feira (1º), edital, em caráter emergencial, para compor temporariamente o quadro de médicos,…