O livro “Triste Fim de Policarpo Quaresma” mostra o imenso amor que Policarpo sentia pelo Brasil, sua cultura e quão aquele homem lutava para enaltecer os costumes nacionais. Na realidade, poucos brasileiros demonstram todo esse afeto pela pátria; dificilmente, nos dias atuais, encontramos pessoas que demonstram tanto orgulho do país como Quaresma.

A educação favorece conhecimentos necessários para que os alunos, que são o futuro do país, tenham interesse pela história e pela cultura do Brasil. Mas, infelizmente, um dos únicos momentos em que boa parte dos brasileiros demonstra realmente afeto e orgulho à pátria é durante os jogos de futebol da seleção brasileira em época de Copa do Mundo.

Como consequência disso, é lamentável também saber que uma terra tão rica em cultura e conhecimento, como o Brasil, seja pouco valorizada no que diz respeito aos valores patrióticos tanto pelos governantes com também por boa parte da população.
Portanto, ser patriota é a obrigação continua, logo deve ser uma prática permanente de todos nós, já que esse sentimento não pode e nem deve se restringir apenas aos momentos de comemoração.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) juntamente com as secretarias de educação deveriam elaborar um projeto de incentivo ao resgate de valores patrióticos, começando com atitudes simples, por exemplo, cantar, semanalmente nas escolas, o hino nacional, além de os professores trabalharem atividades educativas voltadas para a valorização da história do país, do estado e do contexto local em que os alunos fazem parte a fim de que eles possam ter a oportunidade de conhecer e de valorizar mais sobre os diversos costumes e culturas que o Brasil dispõe.

Em suma, estratégias como essas são formas de levar adiante o sentimento de patriotismo que é tanto falado, porém muito pouco praticado no contexto atual pela nação brasileira.

ESCOLA: EEEM Bernardino José Batista MUNICÍPIO: Triunfo UF: PB
ALUNO: Maria Eduarda Tavares Rosendo
PROFESSOR: Vanderlei Francisco de Lima
SÉRIE/ANO: 3º Ano do Ensino Médio TURMA: A ANO LETIVO: 2019

Total
1
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Prisão dos vereadores de Santa Rita é tema de reportagem do Fantástico

Neste domingo (17) está previsto para ser veiculado no Fantástico, da Rede Globo, a ação que culminou com a prisão de 11 vereadores da cidade de Santa Rita durante a…

Patrulha Maria da Penha registra mais de 1,2 mil atendimentos em 100 dias, na PB

Os resultados dos primeiros cem dias de atuação da Patrulha Maria da Penha no Estado – 84 mulheres protegidas e mais de 1.200 atendimentos – foram apresentados ao presidente do…