A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba sedia seminário nacional de Previdência Pública nesta segunda

 A Paraíba Previdência (PBPrev), em parceria com a Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), realiza, de 26 a 28 de maio, o 26º Seminário Nacional de Previdência Social, no Hotel Ouro Branco, no bairro de Tambaú, em João Pessoa. Na ocasião, também será realizado o 1º Congresso Previdenciário com a Associação Paraibana dos Regimes Próprios de Previdência (Asprev-PB).

 

O evento visa capacitar estudantes, servidores e profissionais, como advogados e auditores, que trabalham com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de governos e municípios. O conteúdo programático foi elaborado a partir de dificuldades recorrentes encontradas durante atendimentos aos segurados. “Queremos capacitar, direta e indiretamente, os profissionais que trabalham com o servidor público, pois temos uma legislação extensa, que muda bastante e, sempre que atualizada, precisamos ir em busca de soluções e trocar experiências com outros institutos”, disse o presidente da PBPrev e vice-presidente da Abipem, Hélio Carneiro Fernandes.

 

Ele revelou ainda que a Previdência Social é um tema discutido em todo o país e que, apenas na Paraíba, existem 72 RPPS e, no Brasil, cerca de 2.500. “Encerramos as inscrições com a participação de 500 integrantes e a demanda era bem maior, superando nossas expectativas. Haverá participantes oriundos desde o Acre até Tocantis, Amapá, Brasília e São Paulo. Depois de muita luta conseguimos trazer o evento para a Paraíba, mostramos nossa capacidade logística revelando que de fato entramos na rota dos grandes eventos de seminários e congressos”, enfatizou Hélio.

 

Programação

 

A abertura oficial será na segunda-feira (26), às 18h, para credenciamento, seguido da solenidade de abertura com o secretário de Políticas de Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca. Na terça-feira (27), às 9h, será abordado o tema “Perspectivas atuais para a Previdência do Servidor Público”, em palestra ministrada pelo diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público do Ministério da Previdência Social (MPS), Otoni Gonçalves Guimarães.

 

Ainda serão abordados a nova contabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), bem como sua reestruturação e funcionamento, as novas tecnologias de interligação ao Siprev, orientações para o preenchimento dos novos demonstrativos, além de orientações sobre concessão de benefícios e suas principais dúvidas: paridade, mandado de injunção e revisão das aposentadorias por invalidez e especial.

 

O evento tem a realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Previdência Social, Abipem e Asprev-PB. Mais informações através do site www.abipem.org.br.

 

Abipem

 

 A Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) é uma entidade civil, de direito privado, de âmbito nacional, sem fins lucrativos. Como representante das Instituições de Previdência e Assistência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, tem por objetivo congregar as instituições que dela participam por meio de um constante processo de aprimoramento de seu conhecimento técnico-administrativo, de atividades de intercâmbio, da realização de congressos nacionais e encontros regionais discutindo e difundindo os princípios da doutrina previdenciária.

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe