Mais de 76 mil estudantes realizaram o cadastro para concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Paraíba. Ao todo 76.639 candidatos já estão com os nomes na lista de espera pelas 15.041 vagas oferecidas nas instituições de ensino superior do estado. Em todo o Brasil, já são 1.967.274 candidatos inscritos até as 18h (horário de Brasília) desta terça-feira (20).
O prazo de inscrições termina às 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira (22) e os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 podem se inscrever pelo site sisu.mec.gov.br.
A maior nota de corte do Sisu 2015 na Paraíba, até esta terça-feira (20), foi para o curso medicina do campus de João Pessoa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Conforme dados divulgados pelo MEC, a nota de corte da UFPB para medicina era de 769,94, considerada a 38ª maior para o curso entre todas as universidades do Brasil.
A UFCG possui a segunda maior nota de corte do estado para o curso de medicina. Para o campus de Campina Grande a nota de corte foi 769,23, ocupando a 40ª colocação no ranking nacional. No campus da UFCG em Cajazeiras, a nota de corte para o curso é 754,1.
As notas de corte são atualizadas todas as madrugadas no site do Sisu e podem mudar até o fim do prazo de inscrições. O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. A próxima atualização das notas de corte será às 2h desta quarta-feira (21).
O Sisu é um sistema dinâmico que utiliza a nota que o candidato obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, os estudantes podem mudar a inscrição quantas vezes quiserem até o prazo final. Algumas vagas para cotistas podem ter concorrência maior, por exemplo, por isso é necessário monitorar. O sistema vai considerar a última inscrição validada pelo candidato.
Sem nota de corte
Há 12 cursos na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que ainda não tiveram notas de corte divulgadas porque a quantidade de candidatos inscritos ao final do primeiro dia do Sisu 2015 era menor que o número de vagas oferecidas.
Na UEPB os cursos que ainda tinham mais vagas que inscritos foram licenciatura em matemática (integral – campus de Patos), licenciatura em letras/português (integral – campus de Monteiro), licenciatura em letras/espanhol (integral – Monteiro) e agroecologia (integral – Lagoa Seca).
Já na UFCG, a quantidade de vagas é maior que a de inscritos nos cursos de licenciatura em química (noturno – campus de Sumé), licenciatura em matemática (noturno – Sumé), licenciatura em física (matutino – Sumé), licenciatura em física (noturno – também em Sumé), licenciatura interdisciplinar em educação no campo (integral – Sumé), tecnólogo em agroecologia (integral – Sumé), licenciatura em física (integral – campus de Campina Grande) e estatística (integral – campus de Campina Grande).
Redação com G1