A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba negocia novos voos para aeroportos de João Pessoa e Campina Grande

O Governo do Estado está negociando a ampliação do número de voos nos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, inclusive, um voo internacional, que sairia da capital paraibana direto para Buenos Aires (Argentina). Nessa quinta-feira (12), a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, participou de uma reunião com a diretoria da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, em São Paulo, quando apresentou uma proposta do governador Ricardo Coutinho, que reduz a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Serviços) para o combustível de aviação de 17% para 12%, para novos voos e nos horários entre 7h e 19h.

De acordo com Ruth Avelino, o vice-presidente e diretor Comercial da Gol, Eduardo Bernardes Neto, sinalizou de forma positiva sobre a proposta, que será encaminhada às áreas técnica e financeira da companhia aérea para ser estudada. Caso a proposta seja aceita, de imediato, a Gol iniciará duas operações, uma no Aeroporto Castro Pinto e outra no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. “A reunião foi bastante produtiva e acreditamos que a Paraíba passará a ter mais voos e em horários que não sacrifique tanto os passageiros que chegam e que saem do Estado”, afirmou a executiva da PBTur.

O executivo da companhia aérea afirmou que 45% dos custos das operações são gastos apenas com combustível, e lembrou que todas as operações financeiras são realizadas em dólar, o que encarece ainda mais. A redução do ICMS, de acordo com Neto, daria margem para que a Gol inserisse a Paraíba no processo de abastecimento das aeronaves, que passaria a ser completo, e não apenas o necessário para se chegar a outro aeroporto onde o valor do imposto praticado seja menor. O Ceará e o Piauí reduzindo suas alíquotas para 12%.

A proposta encaminhada à Gol será feita para todas as outras companhias aéreas que operam no Aeroporto Castro Pinto e João Suassuna. Segundo Ruth Avelino, estão sendo agendadas reuniões com as direções da Azul, TAM e Avianca, já para o mês de março, quando será realizado, em São Paulo, o Workshop da Operadora CVC. Além da redução do ICMS, a presidente da PBTur está apresentando aos diretores das companhias uma carta assinada pelo governador que destaca a evolução do turismo paraibano, que tem sido incrementado com o funcionamento do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima.

No documento, Ricardo Coutinho se diz convicto de que a realização permanente de encontros, congressos, feiras e convenções “abrangem interesses de vários segmentos, além de movimentar a Capital e o Estado como um todo e, consequentemente, estimular as diversas atividades socioeconômicas carreando divisas, constituindo-se em incontestável fonte geradora de empregos”. Dados do Convention Bureau de João Pessoa indicam que em apenas 23 eventos captados pela instituição, que serão realizados em 2014, a capital deva atrair 30 mil turistas, que deixarão uma receita aproximada de R$ 50 milhões na economia local.

Movimentação

Estatísticas da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, repassados pelas companhias aéreas que operam no Aeroporto Castro Pinto, apontam que a ocupação média dos aviões da Gol, no ano passado, foi de 74,88%. Já a média de ocupação dos voos da TAM Linhas Aéreas chegou a 87,94%, entre julho e dezembro de 2013. Segundo Eduardo Bernardes Neto, o índice de ocupação é considerado muito bom pela Gol, mas não cobre os custos das operações.

A reunião realizada na sede da Gol, na quinta-feira, foi articulada pelo presidente da Abav – Associação Brasileira das Agências de Viagem, secção Paraíba, Breno Mesquita, e contou com as presenças dos secretários de Turismo de João Pessoa e Campina Grande, Roberto Brunet e Catharina Brasil, respectivamente. Também estiveram no encontro Adriana Motta, coordenadora comercial para operadoras e agências; e Christiano Lapis, gerente comercial para o mercado Paraíba.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe