A Paraíba o tempo todo  |

Pandemia deve reduzir visitas a cemitérios de CG e JP neste Dia de Finados

Tradicionalmente, cerca de 40 mil pessoas costumam visitar os cemitérios de Campina Grande no dia de Finados. Por conta da pandemia e das medidas de restrições para evitar o contágio do vírus, esse número deve cair signficativo este ano. Será um dia de finados diferente. Desde domingo (01), que a Prefeitura Municipal autorizou a abertura dos cemitérios para visita como forma de evitar aglomerações deste dia 02 de Novembro.

O movimento no comércio de flores e velas, também deve cair pela metade devido a pandemia. O cemitério de Nossa Senhora do Carmo no Monte Santo – o mais tradicional – , e os cemitérios localizados no Cruzeiro, Bodocongó, José Pinheiro, Vila Cabral de Santa Terezinha, e nos distritos de Catolé de Boa Vista, Galante e São José da Mata, estão prontos para receber estes visitantes, que aproveitam este dia de hoje para reverenciar seus mortos, mas com os protocolos de segurança impostos pelo novo tempo.

Os cemitérios do Araxá e Campo Santo Parque da Paz são administrados pela iniciativa privada, mas também recebem apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e STTP, na questão limpeza e tráfego de veículos.

Muita gente costuma visitar os túmulo de seus ente queridos no período da manhã ou no final da tarde, devido o sol forte deste período do ano na Rainha da Borborema.

Os seis cemitérios públicos de João Pessoa também estão abertos para as homenagens do Dia de Finados, nesta segunda-feira, após Prefeitura Municipal autorizar a abertura dos locais com adoção de medidas de prevenção à Covid-19. O número de visitantes também deve ser reduzido este ano.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da capital (Sedurb), os cemitérios vão ser abertos durante toda a semana, em horário habitual do Dia de Finados, das 7h às 17h.

Os protocolos de segurança definidos pela pasta seguem as recomendações para evitar a disseminação do novo coronavírus. Somente pessoas utilizando máscaras podem entrar nos cemitérios e a recomendação do órgão é de que pessoas do grupo de risco fiquem em casa. A secretaria também orienta que a permanência das pessoas nos cemitérios não seja longa.
Conforme as normas de segurança, pela primeira vez, não vão ser permitidas celebrações religiosas nos cemitérios

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe