A Paraíba o tempo todo  |

OSUFPB apresenta o seu décimo primeiro concerto da temporada iniciando a série Augusto dos Anjos

A OSUFPB faz, neta quinta-feira, às 20:30 horas, o primeiro dos três concertos dedicados à série Augusto dos Anjos, que tem enfoque em obras estrangeiras ligadas às diversas linhas estéticas do século XX. Este é o décimo primeiro concerto da temporada e será realizado na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. A entrada é gratuita.

Composta de vinte uma cordas, a OSUFPB dará neste concerto um mergulho na obra de importantes compositores da música do século XX. No repertório, peças de Anton Weber, Benjamin Britten e de Johann Baptist Neruda, que terá seu Concerto em Mib maior para Trompete e Orquestra de Cordas solado pelo trompetista e professor do Departamento de Música da UFPB, Gláucio Xavier. A regência fica sob o encargo do maestro convidado Gustavo Paco de Gea.

Divididos em séries temáticas nesta temporada de 2017, os concertos da OSUFPB contemplam diversas vertentes da história da música orquestral por suas características estéticas, levando cada uma delas a ser referenciada por personagens paraibanos, emblemáticos para a cultura nordestina a partir de sua contribuição para a cultura brasileira e universal. Este ano já foram contempladas as séries Philipeia, Mestre Ariano e Pedro Américo. O concerto desta quinta inicia a série inspirada pelo poeta paraibano Augusto dos Anjos, reconhecido como poeta pré-modernista e que, por alguns aspectos de sua poesia, se aproxima do Expressionismo, corrente de vanguarda que em música tem seus máximos expoentes em Schönberg, Webern e Berg.

Os concertos da OSUFPB, que normalmente acontecem na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB, estão sendo realizados na Sala José Siqueira do Espaço Cultural, graças a promissora parceria entre a UFPB e a FUNESC. Em breve, quando terminarem os trabalhos de manutenção da sala oficial da Orquestra, os concertos passarão a acontecer, como de costume na sala que dá nome a um dos mais importantes personagens da história da música do Brasil, sobretudo da UFPB, onde foi professor de trombone até o ano de 2010, quando faleceu. A Sala de Concertos Radegundis Feitosa é um importante patrimônio da UFPB, onde ocorrem relevantes eventos da música produzida na instituição, todos com forte impacto pedagógico, promovendo a ampla formação de plateia.

 

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas – e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

 

 

PROGRAMA

WEBERN | Langsamer Satz

NERUDA | Concerto em Mib maior para trompete e orquestra de cordas

Allegro

Largo

Vivace

 

BRITTEN | Simple symphony, Op.4

Boisterous Bourrée

Playful Pizzicato

Sentimental Sarabande

Frolicsome Finale

GUSTAVO DE PACO, regente

GLÁUCIO XAVIER, trompete

GUSTAVO DE PACO (MAESTRO)

Nascido em Buenos Aires. É professor da Ufpb desde 1978. Foi membro fundador do Quinteto Latino-americano de Sopros. É primeiro flautista das Orquestras Sinfônicas da Paraíba e do Recife. Como regente, é ganhador de prêmios nacionais e internacionais, tendo sido o criador da Orquestra de Câmara Municipal de João pessoa. Dedica especial atenção à divulgação da música nordestina nos países da América do Sul. É Maestro e Diretor Artístico da Orquestra Criança Cidadã, regendo essa instituição juvenil na cidade de Recife, Brasília e Kassel (Alemanha).

 

Gláucio Xavier da Fonseca (solista)

Mestre em música pela New England Conservatory of Music, Massachusetts (EUA) e Doutor pela UFBA. Foi primeiro Trompete da Orquestra Sinfônica de Boston e trompetista das Orquestras Sinfônicas dos Estados da Paraíba e da Bahia. É professor de trompete do Departamento de Música da UFPB, onde atua como professor e nos Cursos de Extensão, Graduação e no Programa de Pós-Graduação. É integrante do Sexteto Brassil.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe