A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: O que tem a ver o Governo da Paraíba com o aumento de combustíveis? Absolutamente nada

O Governo da Paraíba não tem absolutamente nada a ver com o aumento de preço dos combustíveis.

Este é um assunto inerente à política de preços adotada pela Petrobrás. Portanto, o Governo da Paraíba, e nem outro governo de Estado, tem absolutamente nada a ver com a escalada descontrolada e perversa dos aumentos de preço de nenhum combustível.

Quanto à Paraíba, particularmente, observa-se que falta ao Governo do Estado partir para uma contraofensiva às fake news oriundas do Governo Jair Bolsonaro que tem tentado, com relativo êxito, enganar o povo brasileiro, atribuindo aos governos dos estados a responsabilidade pelos constantes aumentos de preços dos combustíveis, especialmente da gasolina.

Mentiras
A indústria das mentiras do Governo Bolsonaro tem espalhado, aos quatro cantos, a falsa informação de que os combustíveis estão encarecendo por conta dos impostos cobrados pelos governos estaduais. Uma tremenda mentira. Aliás, quando em outros tempos a gasolina era bem baratinha, os estados já cobravam os referidos impostos nos padrões de sempre.

Na verdade, o Governo Bolsonaro que havia prometido, entre muitos pacotes de ilusões, combustível mais barato do que quando assumiu o Governo, simplesmente andou fazendo intervenções e lambanças na Petrobrás que culminaram com uma política de preços absolutamente perversa, sobretudo, para os profissionais autônomos como caminhoneiros, taxistas, uberistas, etc.

De acordo com o noticiário especializado, o custo de produção de barril de petróleo na Petrobrás, mesmo incluindo os abusos de impostos federais, custa 40 dólares. A Petrobrás, no entanto, cobra do consumidor pelo preço do barril nada menos que 80 dólares, baseado na especulação diária internacional.

O problema, portanto, está na dolarização da produção do petróleo brasileiro.

O Brasil está importando mais de 300 milhões de barris de gasolina, óleo diesel, gás de cozinha e querosene de aviação do estrangeiro. Oitenta por cento disso oriundo dos Estados Unidos.

O combustível brasileiro em vez de ser processado pelo preço do real é processado em dólar, que na gestão do mesmo Bolsonaro só dispara.
Aí já viu, né?…

Parlamento
Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (17), coube ao deputado Tovar Correa Lima repassar a fake news bolsonarista. Ele atribuiu ao Governo do Estado, mediante cobrança de impostos, a responsabilidade pelo aumento dos combustíveis.

No rebate ao discurso orientado pelo bolsonarismo, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, no decorrer da sessão telefonou para o secretário da Fazenda Estadual, Marialvo Laureano, para se inteirar da situação.

Na resposta que foi repassada pelo presidente em Plenário virtual, o secretário negou com veemência que o governo do Estado tenha decretado aumento de impostos incidindo sobre preços de combustíveis. Além disso, antecipou não haver qualquer possibilidade de o Governo da Paraíba baixar decreto neste sentido.

O que falta
Particularmente quanto ao Governo da Paraíba, o que se percebe é certa timidez no rebate à fake news bolsonarista sobre preços de combustíveis. Melhor dizendo, seria preciso uma estratégia de divulgação e de rebate às mentiras envolvendo desde a liderança do Governo na Assembleia Legislativa, ao próprio setor de divulgação do Estado, afim de que essa mentira seja desmoralizada.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe