A Paraíba o tempo todo  |

OPINIÃO! Nem Paulo Câmara, nem Jair Bolsonaro: quem primeiro instituiu o 13º do Bolsa Família foi RC

Pela imprensa nacional, se acompanha uma refrega entre o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o presidente da República, Jair Bolsonaro. Cada um, atribuindo a si o mérito de haver instituído, pioneiramente, uma 13ª parcela anual do Bolsa Família, que no Brasil atende a milhões de pessoas carentes. Nem Paulo Câmara, nem o presidente Jair Bolsonaro são de fato pioneiros na concessão deste benefício. Quem primeiro instituiu esta vantagem foi o Estado da Paraíba, na gestão de Ricardo Coutinho.

Melhor dizendo, na campanha de 2010, Ricardo Coutinho prometeu que, se eleito, pagaria a todos os beneficiários do Bolsa Família um abono natalino, no mesmo valor de todas as parcelas mensais. A denominação de abono natalino deve-se ao fato de que sendo o Bolsa Família um programa exclusivo do Governo Federal, criado pelo PT, somente a União tem competência legal para pagar um 13º.

Nada, porém, impede que qualquer Estado conceda um abono aos inscritos no programa, mas não com a nomenclatura 13º. Por isso, o “13º” instituído na gestão de Ricardo Coutinho ganhou o nome de abono natalino, e foi pago pioneiramente no Brasil em 2012. Ou seja, sete anos atrás.

Eleito em 2010, Ricardo tomou posse no Governo da Paraíba em 2011. Mas, nesse ano de arrumação de casa, de botar as finanças nos eixos, foi impossibilitado de instituir o benefício naquele ano, começando somente em 2012.

Galdino
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, será homenageado nesta segunda-feira (21) com a mais alta comenda do Poder Legislativo, a Medalha Presidente Epitácio Pessoa. A sugestão da comenda partiu do deputado Ricardo Barbosa, amparada no currículo do homenageado e nos serviços por ele prestado à Paraíba.

Premiação
O longa-metragem intitulado Rebento, da lavra de André Morais, patrocinado com recursos do Edital Walfredo Rodrigues, da Prefeitura Municipal de João pessoa, ganhou o Prêmio Especial do Júri do 12º Los Angeles Brasilian Film Festival. Nesta versão, o LABRFF contou com quatro filmes patrocinados pelo Edital na programação oficial.

 

Wellington Farias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe