Por Wellington Farias

Pela imprensa nacional, se acompanha uma refrega entre o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o presidente da República, Jair Bolsonaro. Cada um, atribuindo a si o mérito de haver instituído, pioneiramente, uma 13ª parcela anual do Bolsa Família, que no Brasil atende a milhões de pessoas carentes. Nem Paulo Câmara, nem o presidente Jair Bolsonaro são de fato pioneiros na concessão deste benefício. Quem primeiro instituiu esta vantagem foi o Estado da Paraíba, na gestão de Ricardo Coutinho.

Melhor dizendo, na campanha de 2010, Ricardo Coutinho prometeu que, se eleito, pagaria a todos os beneficiários do Bolsa Família um abono natalino, no mesmo valor de todas as parcelas mensais. A denominação de abono natalino deve-se ao fato de que sendo o Bolsa Família um programa exclusivo do Governo Federal, criado pelo PT, somente a União tem competência legal para pagar um 13º.

Nada, porém, impede que qualquer Estado conceda um abono aos inscritos no programa, mas não com a nomenclatura 13º. Por isso, o “13º” instituído na gestão de Ricardo Coutinho ganhou o nome de abono natalino, e foi pago pioneiramente no Brasil em 2012. Ou seja, sete anos atrás.

Eleito em 2010, Ricardo tomou posse no Governo da Paraíba em 2011. Mas, nesse ano de arrumação de casa, de botar as finanças nos eixos, foi impossibilitado de instituir o benefício naquele ano, começando somente em 2012.

Galdino
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, será homenageado nesta segunda-feira (21) com a mais alta comenda do Poder Legislativo, a Medalha Presidente Epitácio Pessoa. A sugestão da comenda partiu do deputado Ricardo Barbosa, amparada no currículo do homenageado e nos serviços por ele prestado à Paraíba.

Premiação
O longa-metragem intitulado Rebento, da lavra de André Morais, patrocinado com recursos do Edital Walfredo Rodrigues, da Prefeitura Municipal de João pessoa, ganhou o Prêmio Especial do Júri do 12º Los Angeles Brasilian Film Festival. Nesta versão, o LABRFF contou com quatro filmes patrocinados pelo Edital na programação oficial.

 

Wellington Farias

PB Agora

Por Wellington Farias

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Quatro servidores do Incra são afastados no âmbito da Fundo do Poço

Durante o cumprimento da Operação Poço Sem Fundo deflagrada hoje pela Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal e a CGU, quatro servidores do Incra foram afastados por…

Governo desmente lockdown alardeado por candidato a prefeito em JP

Em comunicado divulgado na tarde desta quarta-feira (25), o Governo do Estado desmentiu a informação de que, em decorrência do aumento do número de internações por covid-19, voltaria a fechar…