A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: com as restrições contra o coronavírus, candidatos pouco conhecidos podem tirar o cavalo da chuva

As eleições deste ano são pouco – ou nada – recomendáveis para candidatos desconhecidos. Sobretudo, nos grandes colégios eleitorais, que estão exatamente nas maiores cidades.

Em função da pandemia, muitas normas restritivas vão ser impostas aos concorrentes. No tocante à conquista do voto e busca de apoios, a pior delas será a que proíbe o corpo a corpo.

Isto significa dizer que quem é pouco conhecido da massa eleitoral é melhor ir tirando o cavalinho da chuva. Até mesmo aqueles que, porventura, terão padrinhos políticos fortes. Não vai ser mole para quem não é conhecido das massas. Estes não terão a chance de se aproximar, sobretudo, apertar a mão, abraçar, botar crianças no colo, comer buchada em casa de pobre, etc.

O corpo a corpo é fundamental para que o candidato a qualquer cargo eletivo passe a ser conhecido. Não há outro meio, a menos que o tal seja um pop star ou alguém que esteja muito frequentemente ocupando nobres espaços, especialmente nos canais abertos de televisão.

Em Jampa

A propósito, lembremos que na eleição passada para prefeito de João Pessoa, a hoje deputada estadual Cida Ramos levou uma enorme desvantagem em relação a outros candidatos pelo fato de simplesmente ter dificuldade de mobilidade.

E atentem: mesmo com a dificuldade de mobilidade a então candidata Cida Ramos compareceu a todos os eventos da campanha, foi aos bairros e à periferia em geral, e ainda tinha sempre ao seu lado um padrinho forte que era o então governador Ricardo Coutinho.

A candidata Cida, no entanto, perdeu muito por suas limitações de locomoção e de chegar junto ao maior número de eleitores possível.

Nilvan

Neste aspecto da disputa, o pré-candidato Nilvan Ferreira (MDB) leva vantagem sobre todos.

Âncora de programas campeões de audiência, ao longo dos últimos anos, Nilvan é o mais conhecido dos pré-candidatos à Prefeitura de João Pessoa.
No item “conhecido do eleitor”, o comunicador suplanta até Cícero Lucena, que já foi governador, senador, ministro e prefeito de João Pessoa por duas vezes. Mas, apesar disso, Cícero ausentou-se da vida pública por pelo menos 16 anos.
Ao longo desse tempo, uma geração inteira surgiu no cenário eleitoral de João Pessoa, sem falar nos milhares que vieram habitar a cidade.

Mas…

Ser conhecido do grande público é um aspecto fundamental da eleição e até decisivo. No entanto, não basta só ser do conhecimento dos eleitores em geral. Há, portanto, outros aspectos a considerar, como empatia com o eleitor, propostas realizáveis e sintonia com as aspirações do povo, etc.

Eleição em Campina

A pré-candidata à Prefeitura de Campina Grande, Ana Cláudia Vital do Rêgo, disparou sobre os demais prováveis concorrentes numa enquete realizada nesta sexta-feira (10) durante o programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan de João Pessoa.

Detalhe importante: enquete não tem qualquer embasamento científico e nem de longe equivale à pesquisa eleitoral. Portanto, os pré-candidatos bem situados neste tipo de consulta popular não tem muito o que comemorar.

Eis o resultado da enquete, pela ordem dos mais citados:

1) Ana Cláudia Vital do Rêgo – 38 votos
2) Inácio Falcão – 29 votos
3) Tovar Correia Lima – 20
4) Bruno Cunha Lima – 3

Vários outros nomes foram citados uma vez pelos ouvintes: Biliu de Campina, Damião Feliciano, Tatiana, Chopinho e Bruno Sousa.

 

Wellington Farias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe