A Paraíba o tempo todo  |

OPINIÃO: com a ajuda principalmente de Tião e Galdino, João Azevêdo amealha apoios de lideranças do interior

Praticamente consolidado o rompimento político do ex-governador Ricardo Coutinho, com o seu sucessor João Azevêdo, este agora corre em busca de reforçar sua base aliada na Assembleia, como também conquistar apoios de prefeitos e vereadores pelo interior do Estado. Nesta empreitada de reforçar o seu time político, Azevêdo arregimenta a sua bancada no Poder Legislativo, e nela se destacam os deputados Tião Gomes e Adriano Galdino, o presidente da Casa de Epitácio Pessoa.

Cada um em seu quadrado, ou seja, em sua área de militância política, Tião Gomes e Adriano Galdino têm dedicado praticamente todo o seu tempo, sobretudo os finais de semana, abordando prefeitos e vereadores, inclusive alguns que faziam oposição sistemática ao Governo, na tentativa de convencê-los a aderir ao bloco político que promete apoio a João Azevêdo, neste novo cenário da política paraibana.

Detalhe: os dois parlamentares têm logrado êxito praticamente em todas as suas investidas.

Tião e Galdino têm trazido para a turma de João Azevêdo, inclusive, prefeitos e vereadores historicamente aliados do grupo Cunha Lima e do falecido deputado federal, Rômulo Gouveia, que, com a derrota do primeiro e a morte do segundo, estão órfãos de padrinhos políticos. Com este perfil, o exemplo mais emblemático é o prefeito de Serraria, Petrônio Freitas, que anunciou o seu embarque, de mala e cuia, juntamente com a família e o seu grupo – a chamada caboclada – no esquema do Governo. Esta conquista, de um grupo que há mais de 20 anos dá as cartas em Serraria, entra na cota do deputado Tião Gomes.

Expectativa

No interior da Paraíba, nas mais variadas regiões, é grande a expectativa acerca do desdobramento que este rompimento poderá ter no que concerne ao preenchimento de cargos públicos. Afinal, sempre que há mudança de governo ou rompimentos políticos que envolvam o chefe do Executivo estadual têm acontecido mudanças na ocupação de cargos de confiança do Governo, na Capital e no interior.

Será?

Começam a circular informações de que a ex-primeira dama da Paraíba, Pâmela Bório, poderá candidatar-se à sucessão do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, pelo PSL.
Teria esta pretensão da jornalista, natural da Bahia, o apoio do deputado federal Julian Lemos, tido e havido como o homem forte do Governo Federal no Estado? Ou será que o partido do presidente Jair Messias Bolsonaro lançaria esta pretensa candidatura à revelia de Lemos?

As perguntas têm fundamento. Afinal, Pâmela Bório e Julian Lemos, não faz muito tempo, andaram trocando farpas.

Terminal Pesqueiro

A 1ª Vara da Justiça Federal em João Pessoa determinou, a pedido do Ministério Público Federal e por meio de sentença, que a União apresente, no prazo de 120 dias, projeto contemplando todas as providências cabíveis para funcionamento do Terminal Pesqueiro Público de Cabedelo.

A decisão determina, ainda, que as melhorias devem ser realizadas em até 240 dias após a apresentação do projeto, que deve ser elaborado a partir de Estudo Simplificado de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, e outros levantamentos.

Constituição

A Constituição da Paraíba completará 30 anos de promulgação no próximo dia 5 de outubro. A propósito, a coluna trará fatos históricos, curiosos, pitorescos e importantes sobre todo o processo de preparação, desde a formação da Comissão Pró-Constituinte até as inúmeras Ações Diretas de Inconstitucionalidade que foram movidas pelo então governador Tarcísio de Miranda Burity, junto ao Supremo Tribunal Federal, para que preceitos duvidosos fossem retirados da nossa Carta Magna.

A nossa Constituição foi preparada em meio a um clima de conflitos entre a Assembleia, o Poder Executivo, o Poder Judiciário e, até, o Tribunal de Contas do Estado.

Aguardem!

PS: Quando sairá a próxima edição do Diário Oficial? Dizem que chegaram ordens na Editora A União para que fossem lubrificadas as impressoras…

 

Wellington Farias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe