Por pbagora.com.br

Trinta e oito máquinas de reproduzir música, um computador e vários componentes eletrônicos apreendidos. Este foi o saldo da “Operação Jukebox”, realizada na tarde desta quinta-feira (19), por policiais civis da Delegacia de Defraudações e Falsificações da Capital.

 

O material estava em uma casa localizada no conjunto dos Bancários, onde funcionava uma oficina de fabricar e montar máquina de jukebox, uma versão moderna da radiola de fichas que toca a música quando se coloca uma moeda.

 

A utilização destas máquinas sem o pagamento dos direitos autorais para os artistas é considerada ilegal e como o dono do estabelecimento não apresentou as licenças para o uso das músicas a empresa foi lacrada.

 

A operação foi coordenada pelo delegado de Defraudações e Falsificações, Gustavo Carletto, “Estas máquinas trazem um grande prejuízo para os artistas, que deixam de receber os seus direitos autorais, já que as músicas são tocadas e nenhum valor é repassado para o autor das composições”, explicou.

 

A polícia começou a investigar a empresa há dois meses, quando recebeu uma denúncia da Aprova – Associação Brasileira das Empresas de Reprodução Automática de Áudio e Vídeo e Similares, que é responsável pela regulamentação dos fabricantes e operadores das máquinas e trabalha para combater a pirataria das jukebox.

 

Segundo o levantamento da policia, a fábrica que funcionava em João Pessoa era responsável pela distribuição de jukebox para todo o Nordeste. Durante a operação também foram apreendidas oito máquinas que estavam em bares e restaurantes localizados no centro de João Pessoa. Todo o material foi levado para a Central de Polícia.



Redação com Secom

Notícias relacionadas

Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas para toda a PB

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para todas as 223 cidades da Paraíba, válido até as 11h de terça-feira (13).…

Inscrições para o Programa Habilitação Social começam nesta 5ª

As inscrições para o Programa Habilitação Social (PHS) começam nesta quinta-feira (15) e serão encerradas no dia 10 de maio. Sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), juntamente…