Por pbagora.com.br

Para auxiliar as populações rurais e urbanas atingidas por longos períodos de estiagem, a Operação Carro-Pipa atende, todos os meses, mais de três mil pessoas moradoras das zonas rurais e urbanas de Campina Grande. Segundo o calendário do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, as atividades do mês de maio foram iniciadas nesta segunda-feira (4).

A Operação Carro-Pipa integra o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro, sendo o Exército Brasileiro responsável pela execução, organização e fiscalização da ação, com o acompanhamento da Defesa Civil dos municípios beneficiados.

Criada em 1998, a Operação Carro-Pipa contribui para a sobrevivência da população atendida, para fixação da população na área rural e no desenvolvimento da agricultura e da pecuária de subsistência.

O Exército realiza o planejamento para a distribuição emergencial de água potável à população. A força terrestre ainda é responsável por fiscalizar as condições dos carros-pipa, a quantidade de água distribuída, distâncias percorridas e a execução dos planos de trabalho dos motoristas de caminhões.

O Programa de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro foi implementado pelo Governo Federal há mais de 20 anos. Seu objetivo é realizar o abastecimento de água potável para o consumo humano no Polígono da Seca nordestino, do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O 31º BIMtz é o responsável pela Operação no município de Campina Grande, compreendendo 76 localidades e uma área de mais de três mil metros quadrados.

O coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, informou que aproximadamente 100 cisternas coletiva são abastecidas por seis pipeiros contratados, sendo necessários 172 carros de água. Os recursos são do Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional, que repassa para o Exército para a contratação dos pipeiros.

A Defesa Civil de Campina Grande faz o cadastramento das cisternas, acompanhamento do abastecimento e análise da potabilidade da água. A equipe da Vigilância Sanitária também integra o trabalho da Defesa Civil. A distribuição de água potável, através da Operação Carro-Pipa, é realizada de segunda a sexta-feira.

A Defesa Civil, que faz o acompanhamento diário do armazenamento da água, alerta a população no sentido de denunciar qualquer irregularidade na distribuição da água. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o telefone (83) 99645-2330.

 

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

RC rebate acusações e diz que estão tentando lhe excluir da política

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), se defendeu, na tarde desta terça-feira (27), das acusações que vem sendo alvo, sobretudo por ter seu nome envolvido nas apurações de mais uma fase…

Covid: taxa de ocupação de leitos cresce 17% na Região Metropolitana de João Pessoa

A taxa de ocupação de leitos destinados a pacientes diagnosticados com covid-19 voltou a subir na Região Metropolitana de João Pessoa no mês de outubro. No dia 30 de setembro,…