A Paraíba o tempo todo  |

Número de acidentes por desrespeito às normas de trânsito aumenta em JP

Com o isolamento social como medida de prevenção à contaminação pela Covid-19, o volume de tráfego de veículos nas vias de João Pessoa ficou bastante reduzido. Infelizmente, a fiscalização da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) tem observado o aumento da imprudência praticada por condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores, que têm a falsa sensação de segurança pelo menor número de carros em circulação, fazendo manobras arriscadas e em velocidade bem acima da permitida para o trecho da via.

A chefe da Divisão de Educação (Died) da Semob-JP, Gilmara Branquinho, falou da importância de refletirmos sobre o nosso comportamento neste momento. “Vamos aproveitar esse momento de desaceleração do mundo para refletirmos também sobre o nosso comportamento no trânsito, e percebermos que dessa forma, além de contribuirmos com a segurança e fluidez no trânsito, também teremos mais leitos disponíveis, pois assim, reduzimos consideravelmente o número de acidentados no trânsito”, disse.

Alguns dos principais alertas que a Semob-JP destaca para os motociclistas é o de respeito à sinalização de cruzamentos, obedecendo o sinal vermelho e as placas de parada obrigatória, o perigo de trafegar na contramão e também de circular por calçadas e canteiros. Essas são infrações que os condutores de motocicletas costumam cometer com frequência, com o intuito de encurtar caminhos e ganhar tempo, mas que colocam a eles e aos demais em grande risco.

Em tempos de pandemia com o sistema de saúde pública atendendo os contaminados pela Covid-19, a prudência ao conduzir veículo é ainda mais importante para não sobrecarregar os hospitais, tendo cada um de nós o dever de fazer sua parte respeitando as normas de trânsito e preservando vidas, sendo os motociclistas uma parte dos condutores muito passível a ferimentos graves e morte em caso de acidente, estando muito expostos, pois não têm a proteção da cápsula metálica de quem está dentro de um carro. Por isso, motociclista, conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor com responsabilidade é zelar pela sua segurança e dos demais que dividem com você, faça a sua parte com a observância das leis de trânsito.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe