Por pbagora.com.br

Com o objetivo de facilitar o processo de inscrição dos candidatos ao Programa Habilitação Social (PHS), a Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) prorrogaram a data final para o dia 17 de maio e dividiram os procedimentos em duas etapas. Na primeira, o candidato preenche o formulário de inscrição e na segunda, se classificado, envia a documentação solicitada. A retificação do edital de abertura foi publicada neste sábado (24), no Diário Oficial.

O novo edital esclarece que as inscrições concluídas no período de 15 a 24 de abril permanecerão válidas, nos termos do Edital de Abertura nº 001/2021, a fim de evitar prejuízos aos candidatos. Caso o formulário de inscrição seja aprovado, o candidato deverá ficar atento ao e-mail cadastrado, onde receberá a informação sobre a juntada da documentação comprobatória.

Essa documentação deverá ser inserida no período de 18 a 30 de maio, por meio do site http://habilitacaosocial.pb.gov.br , com login de acesso específico a ser remetido para o e-mail cadastrado. “A não juntada da documentação ensejará a desclassificação do candidato”, ressalta.

Segundo o novo edital, os candidatos classificados serão convocados por meio do site do programa, no dia 18 de maio, além de contatados individualmente, através do e-mail cadastrado no ato da inscrição, a fim de juntarem a documentação comprobatória ao processo.

O programa – Lançado pelo Governo do Estado da Paraíba, o PHS tem o objetivo de atender à população de baixa renda, incluindo motoboys que trabalham com delivery. O programa vai possibilitar, de forma gratuita, a obtenção da Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A ou B, contemplando hipóteses de adição e mudanças de categorias, bem como para renovação do documento de habilitação. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site http://habilitacaosocial.pb.gov.br.

Ao todo são 5 mil vagas, distribuídas com base nas 14 Regiões Geoadministrativas do Estado. Eis as categorias: 50% (2.500 vagas) para candidatos à primeira CNH, sendo 70% para a categoria A (motos), 10% ACC (ciclomotores) e 20% para a B (carros); 40% (2.000 vagas) para as hipóteses de adição e de mudança de categoria, e 10% (500 vagas) para renovação da CNH.

Para concorrer ao processo é preciso ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir CPF, comprovar que mora em qualquer cidade da Paraíba e não estar respondendo a processo que impeça o candidato de possuir a Carteira Nacional de Habilitação.

As vagas disponibilizadas pelo programa são distribuídas entre os beneficiários com baixo poder aquisitivo e alguns grupos têm prioridade nesse processo. São eles: beneficiários do Programa Bolsa Família; desempregados; alunos que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública ou que tenham concluído o ensino médio na rede pública há no máximo dois anos; alunos concluintes ou que tenham concluído o Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

E ainda: egressos do Sistema Penitenciário, inclusive os que se encontram no regime semi-aberto; adolescentes que tenham cumprido medida socioeducativa nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente e que tenham completado 18 anos de idade; pessoas com deficiência; produtores selecionados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com prioridade para os agricultores de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ciganos, assentados); mulheres vítimas de violência doméstica, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad-Único).

Segundo o edital, são consideradas pessoas com baixo poder aquisitivo aquelas que apresentam renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo vigente. O candidato beneficiado será dispensado das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; adição de categoria; mudança de categoria; licença para aprendizado de direção veicular (LADV); permissão para dirigir A ou B; curso teórico-técnico e de prática de direção veicular; e da renovação de CNH.

PB Agora

Notícias relacionadas

Polícia apreende aves silvestres na feira Central de Campina Grande

Policiais da 2ª Companhia de Polícia Ambiental apreenderam, na manhã deste sábado (15), 14 aves silvestres, durante fiscalização na Feira Central, no Centro da cidade de Campina Grande. A fiscalização…

Juliette diz que será sua própria empresária e que não gastou nada do prêmio

A campeã do Big Brother Brasil 21, Juliette Freire, fez ontem, sábado (15) sua primeira aparição ao vivo para os seus “cactos”. Ela conversou com eles por quase duas horas…