Categorias: Paraíba

JP: Novo decreto flexibiliza horário de bares e restaurantes, capacidade de cultos e libera eventos

PUBLICIDADE

A Prefeitura de João Pessoa publicou, na noite desta sexta-feira (2), no Semanário Municipal, o decreto nº 9.754/2021 com um conjunto de medidas de enfrentamento e prevenção à pandemia da Covid-19. Com o avanço da vacinação e a diminuição das taxas de ocupação hospitalares, a Prefeitura optou pela flexibilização de segmentos como bares e restaurantes, que agora poderão funcionar até às 23h e com 50% de capacidade, além dos eventos religiosos que também poderão ser realizados com metade de sua capacidade. Outra novidade é a liberação da realização de eventos com 30% de ocupação. O novo decreto começa a valer a partir deste sábado (3) e vai até o dia 16 de julho.

Alimentos e bebidas – Os bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e estabelecimentos similares poderão funcionar com atendimento nas suas dependências das 6h às 23h, com ocupação de 50% da capacidade, com quantidade máxima de oito pessoas por mesa, mantendo-se entre as mesas distanciamento de, no mínimo, 1,5m. É obrigatória a colocação de álcool em gel em cada uma das mesas, devendo esses estabelecimentos, sempre que possível, prestigiar as áreas livres e abertas. Fica vedada, antes e depois do horário estabelecido, a comercialização de qualquer produto para consumo no próprio estabelecimento, cujo funcionamento poderá ocorrer apenas através de delivery ou para retirada pelos próprios clientes (takeaway).

Eventos – Fica autorizada a realização de eventos sociais ou corporativos, de forma presencial, tais como congressos, seminários, encontros científicos, casamentos ou assemelhados, além do funcionamento de circos, cinemas e teatros, com o limite de 30% da capacidade, com distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas, bem como uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool 70% e aferição da temperatura corporal na entrada, além de outros protocolos emanados da Gerência de Vigilância Sanitária.

Missas e cultos – Durante a vigência do decreto, as missas, cultos e quaisquer cerimônias religiosas presenciais podem ser realizadas com 50% da capacidade do espaço.

Comércio e serviços – Os estabelecimentos do setor de serviços e o comércio poderão funcionar até 10 horas contínuas por dia, sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social e os protocolos específicos do setor.

Os shoppings centers e centros comerciais poderão funcionar das 10h às 22h, com exceção dos estabelecimentos situados no Centro da cidade, que poderão funcionar das 9h às 21h. Os bares, restaurantes e similares que funcionem no interior de shoppings centers e centros comerciais somente poderão funcionar com atendimento nas suas dependências até às 21h, com ocupação de 50% da capacidade do local.

Praia – Durante o período de vigência do novo decreto, fica proibida a aglomeração de pessoas nas praças, parques, praias e nas calçadas situadas na orla da Capital. Nestes locais, fica permitida a prática de atividades físicas individuais e em duplas, desde que não envolvam contato físico direto entre os atletas e, também, a utilização, durante os dias de semana, de barracas, cadeiras, mesas, guarda-sóis e serviços de praia, desde que observado o distanciamento mínimo de dois metros e o limite de quatro pessoas por mesas, guarda-sóis ou barracas.

Fica proibida durante a semana, entre às 17h e 5h, e durante todo o dia nos finais de semana, a permanência de pessoas no espaço público denominado “Largo de Tambaú”.

Feiras – Segundo o decreto, as feiras livres somente poderão funcionar das 5h às 16h, devendo ser observadas as boas práticas de operação padronizadas pela Legislação Municipal e ainda um maior distanciamento entre as bancas e ampliação dos corredores de circulação de pessoas.

Construção civil – A construção civil somente poderá funcionar das 6h30 até 16h30, sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social e os protocolos específicos do setor.

O decreto pode ser conferido no link http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/portal/inc/uploads/2021/07/2021_Ed_Especial_02-07.pdf

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Colisão deixa trânsito lento na BR-230 em João Pessoa; motociclista ficou ferido no sentido Bayeux – Cabedelo

Um motociclista ficou ferido em um acidente na manhã de hoje (28) na BR-230, em…

28 de março de 2024

Homem é assassinado e irmão gêmeo fica ferido após ataque a tiros na capital

A Polícia Civil, investiga a morte de um homem de 31 anos e da tentativa…

28 de março de 2024

Belo-PB vence o Bahia e garante vaga no mata-mata da primeira fase da Copa do NE

O Belo-PB mostrou sua força contra o Bahia e goleou o então invicto Bahia por…

28 de março de 2024

Polícia prende três homens suspeitos por tentativa de homicídio no bairro da Liberdade, em Campina Grande

A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), prendeu na manhã de ontem (27), três…

28 de março de 2024

Acidente deixa dois mortos em rodovia que liga os municípios de Tavares e Juru

Uma fatalidade ocorreu no final da tarde de ontem (27), resultou na morte de duas…

28 de março de 2024

Queiroga confirma possibilidade de Bolsonaro anunciar Queiroz como vice na chapa em JP já dia 12 de abril

O ex-ministro da Saúde e pré-candidato à prefeitura de João Pessoa pelo Partido Liberal (PL),…

27 de março de 2024