A Paraíba o tempo todo  |

Nove mil procedimentos de diagnóstico precoce do câncer realizados por mês na PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), vem trabalhando ações de prevenção e controle do câncer. Uma delas é o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), que é referência para a detecção precoce do câncer de colo de útero e mama, disponibilizando serviços médicos especializados e atendimento diferenciado, com qualidade, confiança e credibilidade à população paraibana usuária do SUS.

 

Só no primeiro semestre de 2015, o CEDC realizou mais de 50 mil atendimentos, entre consultas, procedimentos e exames laboratoriais: citopatológico de colo de útero e mama, colposcopia, consulta médica especializada (mastologia e ginecologia), biópsia percutânea de mama e tireóide guiada por ultrassom, biópsia de vulva, vagina e colo uterino, anatomopatológico em geral, punção aspirativa por agulha fina de mama e tireóide, cirurgia de alta frequência (CAF) e ultrassonografias diversas.

 

O CEDC atende aproximadamente 75 municípios paraibanos e disponibiliza os laudos dos exames citopatológicos via e-mail, propiciando o aumento da produtividade e reduzindo o tempo de atendimento total. Além de todos os serviços já citados, o CEDC também está habilitado pelo Ministério da Saúde, através da Portaria GM/MS 2046/2014, para realizar o Monitoramento Externo de Qualidade dos Laboratórios da Rede SUS/PB que fazem citopatológicos de colo de útero.

 

“O câncer de mama e colo de útero apresentam elevadas incidências e mortalidades, constituindo em 2ª e 3ª neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres, ficando atrás apenas de neoplasia de pele. Por isso é tão importante a detecção precoce e o diagnóstico dessas doenças. A determinação das características epidemiológicas e fatores de riscos são de suma importância porque auxiliam na diminuição do número de casos novos”, disse a diretora geral do CEDC, Roseane Machado.

 

Sobre o Serviço – Fundado em 1998 para rastrear o câncer do colo do útero, em pouco tempo o CEDC tornou-se o único de referência no atendimento da rede pública de saúde na Paraíba. A unidade estava localizada na Avenida João Machado, 109, no centro de João Pessoa. De acordo com Roseane Soares, com o passar dos anos foram agregados ao atendimento da unidade outros serviços voltados em cerca de 90% para a saúde da mulher. “Foram integrados serviços como clínica ginecológica e de mastologia, além da realização de biópsias, punções aspirativas e cirurgias de alta frequência em lesões que ainda não são cancerígenas, mas que podem ser precursoras do câncer”, explicou.

 

Roseane lembra que o atendimento realizado no Centro de Diagnóstico do Câncer acontece por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde da Família de cada município, direcionado através da regulação municipal de saúde de João Pessoa. “O CEDC não atende demanda espontânea”, enfatiza a diretora.

 



Secom/PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe