A Paraíba o tempo todo  |

“Não temos período de seca regular e sim uma irregularidade nas chuvas”, diz especialista sobre seca moderada na PB

A Paraíba registrou piora nas condições de seca em março deste ano, conforme aponta a última atualização do Monitor de Secas coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Segundo o levantamento , no estado, a área com seca moderada subiu de 58% para 62% entre fevereiro e março no leste, devido às chuvas abaixo da média nos últimos meses. Para o gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno: “Não temos período de seca regular e sim uma irregularidade nas chuvas”, disse.

Ainda segundo o relatório no restante do território, houve seca fraca. As áreas de seca fraca, no entanto, reduziram entre fevereiro e março de 2021, caindo de 42% para 37%. Em março, 0,34% do estado apresentou seca grave. Assim, a Paraíba tem a maior severidade do fenômeno desde março de 2020, quando 65,6% do território paraibano registrou seca moderada e o restante teve seca fraca. Segundo o Monitor de Secas, a Paraíba avançou da seca moderada (S1) no leste do estado, em razão das chuvas abaixo da média nos últimos meses. Os impactos do fenômeno permanecem de curto e longo prazo (CL) na porção central e de curto prazo (C) no restante do território.

“Estamos em pleno período chuvoso e as chuvas de abril foram bem regulares em todo o estado. Não temos período de seca regular e sim uma irregularidade nas chuvas. Estes resultados foram elaborados com base nos dados de março e a evolução de janeiro a março”, comentou Alexandre. Além da Paraíba, o Ceará também demonstrou uma leve piora nas condições da seca.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe