A Paraíba o tempo todo  |

Mutirões vão emitir documentação gratuita em 12 municípios da PB na próxima segunda

 Agricultores familiares, quilombolas, pescadores, indígenas e beneficiários da reforma agrária de 12 municípios paraibanos vão poder emitir gratuitamente documentação básica durante os mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) que serão realizados da próxima segunda-feira (21) até 3 de dezembro. O programa, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, é promovido através da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (DFDA/PB) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (Incra/PB).

 

Durante todo o dia, trabalhadoras e trabalhadores rurais poderão emitir gratuitamente a documentação civil básica, como Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

 

A iniciativa atende prioritariamente as trabalhadoras rurais, mas os homens também podem participar da ação.

 

De acordo com Maria Inêz Guedes, asseguradora do PNDTR na Paraíba, a falta de documentos, muito comum na zona rural, impossibilita o acesso dos agricultores ao crédito, aos programas sociais, aos serviços da Previdência Social, e às demais políticas públicas de apoio à agricultura familiar e à reforma agrária.

 

Parceiros do PNDTR

Na Paraíba, as ações do Programa, criado pelo Governo Federal em 2004 com o objetivo de promover a cidadania no meio rural através do acesso à documentação básica, vêm sendo desenvolvidas em parceria com os Governos Estadual e Municipal, Emater, ONGs, Movimentos Sociais, Cartórios de Registro Civil, Receita Federal, INSS, Câmaras Municipais, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Registros de Pessoas Naturais (Arpen), Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), Fetag/PB, Defensoria Pública, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Instituto de Policia Científica (IPC) e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.

 

Calendário dos mutirões

 

Município

Data

Boqueirão

21/11/2016

Caturité

22/11/2016

Riachão do Bacamarte

23/11/2016

Ingá

24/11/2016

Mogeiro

26/11/2016

Juarez Távora

27/11/2016

Riachão do Poço

28/11/2016

Sobrado

29/11/2016

Lagoa de Dentro

30/11/2016

Casserengue

01/12/2016

Solânea

02/12/2016

Sapé

03/12/2016

 

 

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe