Uma mulher de 69 anos teve um cisto de mais de 20 quilos retirado do ovário, em Santa Rita, na Paraíba, no Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho. De acordo com o Hospital, o caso foi inédito na maternidade. As imagens foram divulgadas nesta sexta-feira (8), na rede social da unidade, e o procedimento ocorreu na quarta-feira (6).

Segundo o médico cirurgião ginecologista Francisco Macedo, que operou a mulher, ela foi internada com suspeita de ascite (inchaço abdominal causado por acúmulo de líquido), mas uma ultrassom constatou uma massa ovariana grande, que ocupava todo o abdômen e a pelve. Com o diagnóstico, a equipe médica decidiu operar a paciente, que já tinha diagnóstico de um problema de pulmão.

Ainda segundo o médico, o cisto retirado pesa 20,5 kg, e é o mais pesado já retirado por ele. A cirurgia foi composta pela equipe médica da residência da UNIPE-HFRC, juntamente com médico ginecologista, preceptor e obstetra, médico residente e anestesista.

A mulher precisou passar também pela cirurgia de retirada de útero e do outro ovário. Ela segue internada, mas tem previsão de alta médica neste sábado (9).

G1

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Eleições: no PL, Durval aposta alto e prevê quatro cadeiras para sigla na CMJP

O vereador licenciado e secretário de Ciência e Tecnologia do Município de João Pessoa, Durval Ferreira, do Partido Liberal, falou sobre como tem articulado o partido para as eleições municipais…

Nota técnica: confira quais os critérios pós-óbito na Paraíba

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária emitiu Nota Técnica determinando os cuidados a serem adotados nos casos de óbito (no território paraibano) de pessoas com infecção suspeita ou confirmada pelo…