Uma mulher de 69 anos teve um cisto de mais de 20 quilos retirado do ovário, em Santa Rita, na Paraíba, no Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho. De acordo com o Hospital, o caso foi inédito na maternidade. As imagens foram divulgadas nesta sexta-feira (8), na rede social da unidade, e o procedimento ocorreu na quarta-feira (6).

Segundo o médico cirurgião ginecologista Francisco Macedo, que operou a mulher, ela foi internada com suspeita de ascite (inchaço abdominal causado por acúmulo de líquido), mas uma ultrassom constatou uma massa ovariana grande, que ocupava todo o abdômen e a pelve. Com o diagnóstico, a equipe médica decidiu operar a paciente, que já tinha diagnóstico de um problema de pulmão.

Ainda segundo o médico, o cisto retirado pesa 20,5 kg, e é o mais pesado já retirado por ele. A cirurgia foi composta pela equipe médica da residência da UNIPE-HFRC, juntamente com médico ginecologista, preceptor e obstetra, médico residente e anestesista.

A mulher precisou passar também pela cirurgia de retirada de útero e do outro ovário. Ela segue internada, mas tem previsão de alta médica neste sábado (9).

G1

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Presidente da ALPB promulga lei que libera bebidas alcoólicas em estádios

O presidente Adriano Galdino promulga, nesta terça-feira (18), a lei de autoria do deputado Edmilson Soares que libera o consumo e o comércio de bebidas alcoólicas dentro dos estádios e…

João Azevêdo inaugura UTI para idosos vítimas de queda e acidentes de trânsito

Fotos: José Marques O governador João Azevêdo entregou, nesta segunda-feira (17), 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – Centro de Trauma do Idoso, o primeiro serviço de traumato-ortopedia do…