A Paraíba o tempo todo  |

Motoristas protestam contra uso de cadeiras para crianças

 No Brasil inteiro e na Paraíba não poderia ser diferente, os motoristas de transporte escolar de João Pessoa realizaram um protesto nesta sexta-feira (17) contra a obrigatoriedade da cadeirinha para crianças nos veículo.

 

Mais de 120 transportadores de vans escolares realizaram a manifestação no ginásio Ronaldão,na Capital. O movimento começou após decisão do sindicato nacional dos transportadores escolares.

 

A resolução 533 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), foi publicada no dia 17 de junho, e obriga que os motoristas de transportes escolares possuam a cadeirinha para transporte de crianças.

 

O protesto foi pacífico e ocupou apenas estacionamento do ginásio Ronaldão. De acordo com Murilo Melo, que estava na organização da manifestação, é inviável a utilização das cadeirinhas nos transportes escolares.

 

“A manifestação é para mostrar que não é viável nem pra gente, nem para os pais, pois a cadeirinha é projetada para cito de três ponto e nosso carro só sai com cinto de dois pontos. Uma outra resolução do Contran veda que nós modifiquemos nosso veículo, então como poderíamos fazer a alteração para comporta as cadeiras?”, questionou o sindicalista.

 

Desde 2010, a legislação obriga que todos os veículos comuns determina que crianças de até um ano sejam transportadas no ‘bebê-conforto’. Entre 1 ano e 4 anos, isso deve ser feito em cadeirinhas com encosto e cinto próprios. Já dos 4 anos aos 8 anos incompletos, a cadeirinha não precisa ter encosto (assento de elevação), mas deve permanecer atada ao cinto. As pessoas que descumpre a norma está sujeito a uma multa de R$ 191,54.

 

O valor das multas para os motoristas de transporte escolares só deve ser divulgado juntamente com a resolução do Contran. O texto foi fechado na quarta-feira (15), mas ainda não foi divulgado.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe