A Paraíba o tempo todo  |

Moradores registram chuva de granizo na região do Cariri da Paraíba

Um fenômero raro, moradores registraram chuva de granizo na região do Cariri da Paraíba, nesta quarta-feira (14). A chuva de granizo foi registrada no município de Assunção.
Vídeos feitos por moradores da região para registrar o momento histórico.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa-PB), esse fenômeno também aconteceu no Sertão do estado e Curimataú, nas cidades de Soledade e Juazeirinho, região onde chuvas intensas são provocadas normalmente durante este período do ano.

Nas imagens, é possível perceber que a água cai no solo em seu estado físico sólido, em formato de pequenas bolas de gelo. Conforme a Aesa, o granizo se formou a partir de uma nebulosidade chamada Cumulonimbus (CB). Esse tipo de nuvem é comum ocorrer na região do semiárido paraibano, especialmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Segundo Carmem Becker, meteorologista da Aesa, na linguagem popular dos sertanejos, essa nebulosidade chama-se “torre”, porque é uma nuvem que se desenvolve verticalmente, com bastante intensidade e se forma em curto intervalo de tempo e é bastante forte.

De acordo com Carmen, essa formação rápida das nuvens de desenvolvimento vertical acontece, principalmente, pela alta humidade presente no ar e, também, pelas altas temperaturas registradas. A combinação desses dois fatores ocasionam essas nuvens, geralmente formadas no período da tarde e noite, mas não são muito duradouras.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe