Por pbagora.com.br

O grupo carioca Monobloco e a orquestra pessoense de Frevo Splok são as atrações da noite de abertura do ‘Carnaval 2014 – João Pessoa de Todos os Ritmos’, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A festa começa nesta quinta-feira (20), a partir das 19h, no Ponto de Cem Réis.

Este ano, o Carnaval de João Pessoa será de 20 de fevereiro a 1º de março e contará ainda com os shows de Aviões do Forró Elétrico, Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Lucy Alves, animando os principais blocos da cidade.

Atrações – O Monobloco foi fundado no ano 2000 pelo músico Pedro Luís e os integrantes da banda Pedro Luís e a Parede. A banda começou como uma escola de percussão e há alguns anos o grupo se tornou um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. O Monobloco já foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode. Atualmente está entre as bandas brasileiras que contabilizam mais apresentações durante o ano, com diferentes composições.

As músicas são ecléticas, e vão das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo xote de Alceu Valença, o forró de Luiz Gonzaga, o funk de MC Leonardo, até canções de Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Tim Maia.

No repertório do show, músicas como Taj Mahal, Fio Maravilha, País Tropical e Santa Clara Clareou, de Jorge Benjor; Rap do Real, de Pedro Luís e Rodrigo Maranhão e São Gonça, do Farofa Carioca. A mistura inusitada também está presente na bateria. Aos tradicionais instrumentos de escola de samba – como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô – foram incorporados à batucada um baixo e uma guitarra.

Atração local – Valorizando os artistas locais, a PMJP leva ao palco a Orquestra de Frevo Splok. Conhecida desde 1999 como Orquestra de FrevoTropicalientes, assumiu, a partir de 2008, o nome de Orquestra de Frevo Splok com o repertório que varia entre frevos, marchinhas e samba.A Orquestra animou os mais conhecidos blocos carnavalescos da cidade de João Pessoa, destacando-se nos blocos do Cafuçu e Muriçocas do Miramar.

União dos carnavais – Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Carnaval 2014 – ‘João Pessoa de Todos os Ritmos’ unirá a prévia do Folia de Rua, o Carnaval Tradição e os festejos de bairros. Mais uma vez, a comemoração será descentralizada para os polos de Mangabeira, Rangel e Mandacaru. De acordo com Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a programação musical nos polos, de 28 a 1º de março, será diversificada, com bandas de axé, forró e samba.


Confira a programação do Carnaval 2014:

Folia de Rua

Dia 20 (Quinta)

Abertura: Monobloco e Orquestra Splok – Ponto de Cem Réis – às 19h

Dia 21 (Sexta)

Picolé de Manga:

Aviões do Forró Elétrico. Ramon Schneider, Amazan Elétrico, Samba da Elite, Liss Albuquerque, Gracinha Teles e Diana Miranda

 

Dia 22 (Sábado)

Bloco dos Atletas:

Xexéu (ex-Timbalada) e Banho de Cheiro: Play Way

 

Dia 23 (Domingo)

Virgens de Tambaú:

Margareth Menezes, Eletricaz, Liss Albuquerque, Eudinho Arruda, Jairo Madruga e Rayane Stefanny

 

Dia 24 (segunda)

Bloco da Melhor Idade:

Orquestras de Frevo

 

Muriçoquinhas:

Diana Miranda e Palhaço Pipi

 

Dia 26 (quarta)

Muriçocas do Miramar:

Carlinhos Brown, Lucy Alves, Gracinha Teles, Fuba e Maiara Gonçalves.

 

Dia 28 (sexta)

Cafuçu: Orquestras de Frevo e DJs

 

Polos Carnavalescos

 

Mangabeira (Praça do Coqueiral)

 

Dia 28/02

20h – Bateria da Malandros do Morro

21h – Totonho

22h30 – Rayanne Steffany

 

Dia 1º/03

20h – Urso Panda

21h – Forró da Burguesinha

22h30 – Swing Estourado

 

Rangel (Praça da Amizade)

 

Dia 28/02

20h – Bateria Império do Samba

21h – Swing Levado

22h30 – Pressão Hits

 

Dia 1º/03

20h – Urso Amigo Batucada

21h – Nosso Jeito

22h30 – Toque de Samba

 

Mandacaru (5 Bocas)

 

Dia 28/02

20h – Afoxé Orin Axé

21h – Banda Abala

22h30 – Banda Bereguedê

 

Dia 1º/03

20h – Urso Macaco Louco

 

 

21h – Forró Primeira de Luxo

22h30 – Samba da Elite

 

Carnaval Tradição

 

 

Dias: 1º a 4 de Março (a partir das 18h)

Local: Av. Duarte da Silveira, Centro

Desfiles das campeãs: 4 de março

Agremiações: Malandros do Morro, Império do Samba, Independente de Mandacaru, Pavão de Ouro, Clubes de Orquestras, Ciganos do Esplanada, São Rafael Frevo e Folia, Sai da frente Dona Emília, Gigantes do Frevo, Acorda de Frevo do Bairro da Torre, Adolescente e Criança Feliz, Alegria do Frevo, Bandeirantes da Torre, Tribos Indígenas, Tupinambás, Tabajara, Guanabara, Tupi Guarany, Xavantes, Ubirajara, Pele Vermelha, Flecha Negra, Tupi Guanabara, Papo Amarelo, Ursos e batucadas, Urso anos Dourados, Urso Verde, Urso Panda, Urso Celebridade, Urso Gavião, Urso Jamaica, Urso Amigo Batucada, Urso Sem Lenço e Documento, Urso Reboliço, Urso Santa Cruz, Urso Macaco Louco, Urso Simpático, Urso Preto, Urso Cachorro Louco, Urso Carnavalesco Canibal, Urso da Paz, Águia de Ouro e Nova Liberdade.



Redação com Assessoria

Notícias relacionadas

Escolas privadas poderão funcionar no sistema híbrido a partir desta segunda

Em novo decreto, Paraíba flexibiliza aulas presenciais para algumas séries O Diário Oficial do Estado (DOE), em edição suplementar, publicou neste sábado (17), o decreto que disciplina as atividades na…

International Cyberlaw Conference 2021 reúne especialistas para discutir Direito e Tecnologia

O Portal Juristas e a Digital Law Academy realizarão, nos dias 14 e 15 de maio, a International Cyberlaw Conference 2021. O evento reunirá pesquisadores, técnicos e profissionais de diversos…