A Paraíba o tempo todo  |

Mobilizações sindicais acontecem nesta quinta-feira na Paraíba

 Nesta quinta-feira (22) um cliclo de mobilizações acontecem na Paraíba, em decorrência ao Dia Nacional da Mobilização, promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em João Pessoa, a concentração acontece na Estação Ferroviária da capital, desde às 5h, com apoio da CUT-PB, Frente Brasil Popular e Frente Brasil Sem Medo. O serviço de ônibus público de João Pessoa também está prejudicado. Manifestantes bloquearam o portão da garagem da principal empresa de transporte público. Até as 6h30, nenhum ônibus dessa empresa havia saído da gararem.

 

Segundo o presidente estadual da CUT-PB, Paulo Marcelo, a paralisação acontece em todo o país em protesto aos “projetos que tramitam no congresso e que afetam diretamente os direitos da sociedade”. O Sindicato dos Motoristas da Paraíba não confirmou paralisação da categoria em João Pessoa. Segundo o sindicato, os serviços do transporte público devem funcionar normalmente.
Oficialmente também não há confirmação de paralisação na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) , no entanto, a concentração da mobilização acontece a partir das 5h na Estação Ferroviária e se estenderá durante todo o dia.

Às 6h, acontece um ato nas imediações do Parque da Lagoa e a partir das 15h um novo ato deve se formar no Centro de João Pessoa, envolvendo as categorias de professores da rede estadual, municipal e da Universidade Federal da Paraíba. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado, a paralisação é nacional e os professores da rede municipal e estadual da Paraíba devem aderir ao ato nesta quinta-feira.
A Secretaria de Estado da Educação (SEE) informou que as escolas públicas que paralisarem as atividades deverão repor as aulas para que os alunos não sejam prejudicados e para cumprir os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

 

Em assembleia que aconteceu nessa quarta-feira (21), na UFPB, ficou definido que a instituição também vai aderir à paralisação geral, com aulas suspensas nesta quinta-feira (22).

O presidente da CUT-PB, Paulo Marcelo, informou que nem todas as entidades e órgãos vão aderir à paralisação, no entanto, com as mobilizações que vão acontecer durante o dia na cidade de João Pessoa, as vias serão interditadas e muitos trabalhadores não vão conseguir chegar ao trabalho ou ao seu destino final.

Segundo representantes da Frente Brasil Popular, “o objetivo é chamar a atenção das pessoas para os ataques que a classe trabalhadora está sofrendo, com a ameaça de corte de direitos sociais e trabalhistas, com as propostas de reformas da previdência, tributária e da CLT, além de uma série de projetos de lei que tramitam no congresso que estão em choque com os interesses da população”, informou em nota.



Redação com G1

(Foto: Walter Paparazz

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe