A Paraíba o tempo todo  |

Miscigenação fez CG ser conhecida como “Capital do Trabalho”

Miscigenação fez Campina ser conhecida como “Capital do Trabalho”, garante historiador
 

Ao comemorar 147 anos de emancipação política, neste dia 11 de outubro de 2011, o município de Campina Grande não pode esquecer-se de homenagear os pioneiros, que desbravaram o Planalto da Borborema, e que renderam à cidade o título de Capital do Trabalho.

Para homenagear os fundadores da cidade de Campina Grande, na comemoração do seu primeiro centenário foi erguido um monumento intitulado “Os Pioneiros da Borborema”, uma grata homenagem aos principais personagens que construíram a cidade: o índio, a catadora de algodão e o tropeiro.

Representativamente, o índio é a origem primitiva da cidade e sua força de luta. A catadora de algodão representa a força da mulher e o acentuado desenvolvimento industrial da cidade, gerado pelo ciclo algodoeiro. O tropeiro personifica o comércio e a resistência do povo campinense. O monumento está às margens do Açude Velho, recebendo os visitantes que chegam à cidade.

Com a inspiração nesta trajetória, Fernando Silveira escreveu o hino do município, que mais tarde foi musicado por Antônio Guimarães. Ao homenagear a cidade em sua fundação, a letra acolhe até hoje àqueles que encontram em Campina Grande o local ideal para estudar, trabalhar, morar e divertir-se, deixando a cada dia o hino mais atual.

O município de Campina Grande ganhou fama internacional quando foi a segunda cidade que mais exportava algodão no mundo, perdendo apenas para Liverpool, na Inglaterra.

Segundo o historiador Givaldo Cavalcanti, Campina Grande nasce em um momento onde foi preciso a união de esforços.

– O índio conhecendo as terras, o catador de algodão plantando o “ouro branco” e os tropeiros transportando as riquezas – garantiu Givaldo.

Ele ainda ressaltou que Campina Grande permanece com o espírito pioneiro, e relembrou que no hino, os autores já exortaram os avanços tecnológicos que aconteceu tempos depois.

– “O teu povo o progresso expande“, este trecho do hino se encaixa perfeitamente com o título que a revista americana Newsweek concedeu em 2003 a Campina Grande, como o de Cidade High Tech, graças ao desenvolvimento do seu pólo de tecnologia – informou o historiador.

Outra projeção nacional de Campina Grande é sem dúvida graças ao espírito festeiro do seu povo, que transformou Campina Grande na terra d’O Maior São João do Mundo.

Acolhedora e tranquila, a Rainha da Borborema se reinventa a cada dia, abrigando milhares de estudantes, que vieram em busca de um ensino de qualidade e de oportunidades de trabalho. O hino acolhe aos visitantes, invocando o espírito de continuidade do progresso “Canaã de leais forasteiros”.

Conheça, ou relembre, todo o hino de Campina Grande:

 

Hino de Campina Grande

 

Venturosa Campina querida,
Ó cidade que amo e venero!
O teu povo o progresso expande,

 

És na terra o bem que mais quero!
O teu céu sempre azul cor de anil,
Tuas serras de verde vestidas
Salpicadas com o ouro do sol
Ou com a hóstia dos brancos luares!

 

Eterno poema
De amor à beleza,
Ó recanto abençoado do Brasil
Onde o Cruzeiro do Sul resplandece
Capital do trabalho e da paz!

 

Oficina de ilustres varões,
Canaã de leais forasteiros,
És memória de índios valentes
E singelos e alegres tropeiros!

 

Tua glória revive, Campina,
Na imagem dos homens audazes,
Aguerridos heróis de legendas
Que marcaram as tuas fronteiras!

 

Eterno poema
De amor à beleza
Ó recanto abençoado do Brasil,
Onde o Cruzeiro do Sul resplandece,
Capital do trabalho e da paz!


Redação com Paraibaonline

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe