A Paraíba o tempo todo  |

Mesmo com a paralisação da transposição para Boqueirão, açude continua a ganhar grande volume

A transposição de águas do Rio São Francisco foi completamente paralisada e, a partir de agora, apenas as chuvas fazem chegar recarga ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que abastece Campina Grande e outras 18 cidades. E foi a chuva que fez o manancial aumentar oito centímetros na lâmina de água no último fim de semana, o que equivalea 17.94 milímetros de acumulo.

 

“Isso é resultado de chuva entre Camalaú e Conceição. Estamos em pleno período chuvoso, São Pedro tem ajudado e deve continuar ajudando”, falou o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), João Fernandes.

 

Em Monteiro, início do Rio Paraíba, choveu 15,4 milímetros anteontem até as 11 horas da ontem. Já no açude de Boqueirão, foram registradas precipitações no domingo, quando caiu 0,8 milímetros.

 

Ele afirmou que isso demonstra que o açude está tranquilo e sem causar preocupações. João Fernandes lembrou que, além da transposição estar suspensa, as comportas foram abertas para que a água siga pelo Rio Paraíba em direção Acauã.

 

“Hoje Boqueirão tem mais água reservada até mesmo que Araçagi que está sangrando. É o açude que tem mais água na Paraíba”, completou o presidente da AESA. As precipitações foram altas pela Paraíba no fim de semana.

 

No domingo, Santa Cruz, localizada no sertão paraibano, acumulou 67,7 milímetros. Já ontem, a cidade onde mais choveu foi Amparo, com 101,4 milímetros registrados, pela meteorologia da AESA.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe