Meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia informaram que estão previstas marés acima de dois metros na Paraíba durante o mês de julho na estação de inverno, que começou na semana passada. Para que frequentadores das praias do Litoral paraibano e também pescadores não sejam surpreendidos, a Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros fazem algumas advertências e alertas.

O suboficial da Marinha, Franklin Andrade, da Capitania dos Portos da Paraíba, disse que a maré alta não afeta a navegação, mas reflete no Litoral, com a falta de areia que tende a diminuir.

Para a navegação, lembra, o perigo é o mar grosso ou ressaca, que ocorre em alto -mar e com altas ondas. Franklin explicou que o Centro de Hidrografia e Navegação da Marinha informa com antecedência de 72 horas, dando ampla divulgação sobre qualquer alteração da maré que comprometa a segurança do tráfego aquaviário e a salvaguarda da vida humana no mar.

Para os pescadores, segundo o suboficial, a maré alta não tem influência, no entanto, os cuidados são necessários em qualquer época do ano. Ele acrescentou que os recentes incidentes que ocorreram envolvendo barcos de pescadores que ficaram à deriva foram em consequências adversas ao mar. “Todos os casos estão sendo investigados através de inquéritos”, revelou.

 

 


Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Estado distribui máscaras reutilizáveis nas filas dos bancos

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e o Procon Estadual da Paraíba, iniciou nesta segunda-feira (25),…

Isolamento: MPPB e PM flagram lojas abertas e prendem comerciantes no Sertão

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e as polícias Civil e Militar voltaram a realizar, nesta segunda-feira (25), uma fiscalização no município de Santana dos Garrotes, no Sertão da Paraíba,…