Por pbagora.com.br

Documento elaborado a partir de inspeções em 29 delegacias traz 80 recomendações

 

A Procuradora Geral de Justiça, Janete Ismael, encaminhará, nesta quinta-feira (21), ao governador da Paraíba, José Targino Maranhão, e ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Gustavo Ferraz Gominho, o Relatório de Inspeção nas Delegacias de Polícia Civil da Capital e Região Metropolitana. O documento produzido pelos Promotores de Justiça que coordenam a Central de Acompanhamentos de Inquéritos Policiais de João Pessoa (Caimp/JP), Ricardo Lins e Alexandre Varandas, é o resultado do trabalho de controle externo da atividade policial, realizado entre os meses de março e maio.

Quase 80 recomendações foram feitas pelos coordenadores da Caimp a delegados e escrivães de polícia, à Secretaria de Segurança e Defesa Social, ao Delegado-Geral da Polícia Civil, à Corregedoria-Geral da Segurança Pública, ao Comando da Polícia Militar e ao IPC. Dentre elas estão a urgente contratação de mais delegados, a implantação do sistema de rodízio de escrivães entre as 12h e as 14h nas delegacias e a instauração imediata dos inquéritos policiais relativos às ocorrências criminais registradas nos últimos três meses pertinentes a crimes de ação penal pública incondicionada, cujo processamento não dependem da vontade das vítimas.

O MP também recomendou à Secretaria de Segurança que providencie, o mais rápido possível, um pátio adequado para alocar os veículos sob custódia da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas e que todas as providências sejam tomadas para garantir o registro de roubo e furto de veículo no sistema nacional (Renavam) à noite e nos finais de semana e feriados. Além disso, o Ministério Público solicitou que delegacias especializadas como a da Infância e Juventude e a da Mulher também contem com plantão durante a noite, finais de semana e feriados, considerando a especificidade do atendimento desenvolvido por ambas.

Outra medida recomendada pelos Promotores para desafogar o trabalho nas delegacias é a utilização de terminais para o registro on line de ocorrência. “A Paraíba é um dos poucos estados do país em que fatos atípicos que não são crimes – como a perda de documentos, por exemplo – são registrados nas delegacias. A utilização de terminais nas Casas de Cidadania para o registro on line dessas ocorrências desafogaria o trabalho nas delegacias”, argumentou Ricardo Alex.

29 delegacias visitadas e 87 policiais entrevistados

O relatório da Caimp/JP foi elaborado a partir de uma série de inspeções realizadas, nos três últimos meses, em 29 delegacias de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita. Nesse período, os Promotores de Justiça também visitaram a Acadepol, a Corregedoria e a Ouvidoria Geral da Segurança Pública, o Centro Educacional do Adolescente (CEA), o Centro Educacional do Jovem (CEJ), a Carceragem da Central de Polícia, o CIOP e o Instituto de Polícia Científica (IPC). Oitenta e sete policiais, entre delegados e escrivães de polícia civil, foram entrevistados.

As inspeções se destinaram a verificar a organização administrativa desses órgãos, o cumprimento dos prazos legais no trabalho investigatório e a observância do princípio da obrigatoriedade na instauração de inquéritos sujeitos à ação penal pública. Foram constatados problemas em relação à infraestrutura e às condições de higiene das delegacias, sendo a situação de mais flagrante abandono a carceragem da Central de Polícia e a Delegacia da Infância e Juventude, o que, segundo os promotores, acaba por interferir na autoestima dos policias e a comprometer a qualidade do serviço oferecido ao cidadão. O relatório na íntegra, inclusive com fotos dos locais inspecionados, estará disponível, em breve, no link da Caimp, na página do MPPB.

 

Secom
 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Boletim com dados de setembro da Sefaz-PB aponta crescimento na arrecadação do ICMS, IPVA e ITCD

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) publicou, nesta terça-feira (20), a edição nº 13 do Boletim Covid-19, que traz dados, gráficos e análises da arrecadação da receita própria (ICMS,…

JP: acidente entre ônibus e motocicleta deixa homem ferido

O motorista de ônibus e uma motociclista se envolveram em um acidente de trânsito na manhã desta terça-feira no Centro de João Pessoa. De acordo com as informações o fato…