A Paraíba o tempo todo  |

Maranhão entrega equipamentos e fardas a Bombeiros

O governador José Maranhão entregou nesta terça-feira (4) novas viaturas, equipamentos e fardamentos ao Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. A corporação também formou 137 novos soldados e seu efetivo agora é de 1.171 bombeiros. O soldado Petrônio de Amorim Pereira, que obteve o 1º lugar geral no curso de formação, fez o juramento representando as turmas concluintes de João Pessoa, Guarabira e Campina Grande. Os investimentos em viaturas e equipamentos somam R$ 3 milhões.

A solenidade foi realizada no ginásio poliesportivo ‘O Ronaldão’, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, às 19h. Na ocasião, o governador foi condecorado com a Medalha Grão Mestre instituída pelo Corpo de Bombeiros. O vice-governador Luciano Cartaxo, o comandante do 1º Grupamento de Engenharia de Construção, general de brigada Vicente Gomes de Magalhães, e outras autoridades também receberam medalhas.

O governador José Maranhão, antes do evento, inspecionou as viaturas e equipamentos expostos em estandes, na companhia do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Luis do Nascimento.

Mais segurança – Maranhão afirmou que agora a população da Grande João Pessoa e os setores comercial e industrial terão mais segurança. “Nós compramos equipamentos e viaturas de última geração”, revelou. Ele anunciou que mais investimentos serão feitos no Corpo de Bombeiros Militar. O Diário Oficial desta terça-feira publicou a definição dos Batalhões do Corpo de Bombeiros em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras.

Em pronunciamento à tropa recém-formada, o governador parabenizou a todos pela conclusão do curso e estendeu os elogios ao comandante geral da corporação, “que tem aplicado com eficiência os recursos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom)”, criado em seu governo anterior. Concluiu, afirmando que a corporação “tem um compromisso de honra com a sociedade, zelando pela segurança e a paz de todos”.

Novas viaturas
Equipamentos – Foram adquiridos caminhões ABT (Auto Bomba Tanque), viaturas para resgate e combate a incêndios, motocicletas para atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios e equipamentos de comunicação. A tropa já desfilou com os novos fardamentos, tanto de passeio quanto de instrução.

A solenidade militar foi comemorativa aos 130 anos do nascimento do general Aristarcho Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, patrono da corporação, e pela conclusão do Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar.

Entre os equipamentos que estão sendo adquiridos destaque para os dois caminhões do tipo ABT (Auto Bomba Tanque) – específico para combate a incêndios -, duas viaturas resgate, seis jet sky com motores de quatro tempos, seis equipamentos para combate a incêndio florestal (utilizados em camionetas), dez motocicletas para atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio, além de geradores portáteis de energia elétrica, motores de popa de 15 HPs, serras elétricas, moto-bombas para esgotamento e equipamentos de proteção respiratória.
Motos para o Corpo de Bombeiros

Fardas – Estão sendo adquiridos também 1.300 uniformes finos (passeio), 1.500 uniformes operacionais (a chamada farda grossa), além de 1.000 pares da botas com cano longo. Esses investimentos, conforme o coronel Pedro Luis, resultam do esforço conjunto do Governo do Estado, da Secretaria de Segurança e Defesa Social e do Comando da Corporação, no sentido de proporcionar ao cidadão comum o maior grau de segurança possível. Todos esses estão sendo adquiridos com recursos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom).

Outros equipamentos estarão chegando nos próximos dias, dentro do Projeto de Reaparelhamento e Modernização dos Órgãos que Integram o Sistema de Segurança e da Defesa Social do Estado da Paraíba, com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Governo do Estado.

O evento marcou ainda o compromisso dos aspirantes-a-oficial recém promovidos ao posto de 2º tenente do Corpo de Bombeiros. Durante a solenidade foram homenageadas com medalhas várias autoridades públicas e oficiais da corporação.

Também prestigiaram a solenidade, o deputado estadual Gervásio Filho, líder da bancada do Governo na Assembléia Legislativa; o secretário do Planejamento e Gestão, Ademir Alves; o secretário da Juventude, Esportes e Lazer, coronel Francisco de Assis; o secretário executivo da Segurança e Defesa Social, Hamilton Cordeiro, dentre outras personalidades.

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe