A maratona presencial de preparação para o ‘Desafio Change The Game’, do Google Play, reuniu nessa quarta (4) e quinta-feira (5) mais de mil alunas do ensino médio da Rede Estadual em João Pessoa e Campina Grande. Realizada pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT), em parceria com o Google, o evento objetivou orientar as estudantes com palestras, dinâmicas e atividades sobre oportunidades no mercado de Tecnologia da Informação (TI) e fomentar a criatividade com a criação de jogos. Além disso, o evento incentivou as estudantes a realizarem a inscrição no Desafio até o dia 30 de setembro.

O ‘Desafio Change The Game’ é uma maratona promovida pelo Google, destinado a jovens meninas de 15 a 21 anos, que irão disputar ideias para criação de jogos para celulares. Em João Pessoa, a maratona foi realizada na quarta-feira (4), no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, em Mangabeira, e reuniu cerca de 800 alunas. Em Campina Grande, a maratona aconteceu na quinta-feira (5), na Escola Cidadã Integral Professor Bráulio Maia Júnior, das 14h às 18h, com a participação de, aproximadamente, 250 estudantes.

A estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Celestin Malzac, em João Pessoa, Amanda Zênia da Silva, está com o projeto de desenvolver um jogo de aventura. “Um evento como esse traz desenvolvimento para o nosso aprendizado. Trazer nossas ideias e competir é muito divertido, era o incentivo que nós meninas da Rede Estadual estávamos precisando”, falou.
Beatriz Juliana Santos é estudante de informática da Escola Cidadã Integral Técnica João da Matta Cavalcanti, em Mamanguape. A participante vê a maratona como uma oportunidade. “O que me chamou atenção foi trazer essa visibilidade de criação de jogos para nós meninas, porque também jogamos videogames, mas dificilmente vemos mulheres à frente da criação. É muito legal abrir essa porta que vai atrair e despertar muitos talentos. A gente tem capacidade de produzir jogos, de entrar no mundo da tecnologia”, ressaltou.

A representante do Google e Gerente de Projetos da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ana Beatriz Pires, parabenizou a dedicação e a parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia no incentivo das alunas da Rede Estadual. “O objetivo é atrair meninas e mulheres para a tecnologia, trazer união e criatividade. A Rede Estadual, para mim, é pura inovação, isso encanta a gente por que é o que o Google quer, pois as meninas começam a ver a tecnologia como uma oportunidade de carreira, como empregado ou como empregador, de se tornar uma startup e ajudar nosso país a crescer”, contou Ana Beatriz.

Para a professora de Química, Joedna Sabino, promover ações como essa é enriquecedor. “Nossa Secretaria também é de Tecnologia, trazer a Google para a Paraíba mostra o nosso potencial e eu tenho a certeza que só tem a somar”, disse.

Premiação – O Desafio Change The Game é direcionado a todas as escolas, públicas ou privadas, com inscrições abertas até o dia 30 de setembro pelo endereço: g.co/desafiochangethegame. As meninas podem criar qualquer tipo de jogo: de aventura, fantasia e lógica. As duas ganhadoras irão a São Paulo e passarão cinco dias com uma das maiores empresas desenvolvedoras de jogos do Brasil para aprender o processo de desenvolvimento de um game para celular. Os jogos serão publicados no Google Play e ficarão disponíveis por um ano para serem baixados. Além disso, as 500 selecionadas por melhor avaliação terão acesso a 16 cursos online (140 horas de conteúdo) sobre desenvolvimento de jogos e introdução à programação.

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Prefeitura de CG e secretarias não terão expedientes nesta sexta

Apesar de não haver expediente nas repartições públicas nesta sexta-feira, 15, por conta do feriado pela Proclamação da República,  os serviços essenciais oferecidos pela Prefeitura Municipal de Campina Grande serão…

Em CG, alunos são internados vítimas de envenenamento

Três estudantes de uma escola estadual de Campina Grande deram entrada no Hospital de Trauma da cidade vítimas de envenenamento na tarde desta quinta-feira (14), onde seguem internadas. De acordo…