A Paraíba o tempo todo  |

Mais de 59% dos trabalhadores na Paraíba estão na informalidade

Mais de 59% dos trabalhadores no estado da Paraíba estão em ocupações informais. Pelo menos é o que aponta os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (19). O percentual representa 882 mil pessoas e mostra que, até o terceiro trimestre deste ano, a taxa de informalidade permaneceu estável em relação ao trimestre anterior.

De acordo com a pesquisa, entre os trabalhos informais, 407 mil são por conta própria, sem CNPJ; 327 mil são empregados sem carteira de trabalho assinada; e 82 mil são trabalhadores domésticos sem carteira assinada. Há também 48 mil pessoas ocupadas como “trabalhador familiar auxiliar” e 18 mil como “empregador sem CNPJ”.

Ainda segundo o levantamento, em comparação ao terceiro trimestre de 2018, quando havia 918 mil pessoas em ocupações informais no estado, a taxa teve uma redução de 0,7% e caiu de 59,9% para 59,2%.

Já a taxa de formalidade foi de 40,8% no terceiro trimestre de 2019, o que corresponde a aproximadamente 608 mil pessoas em ocupações do tipo, sendo a maior parte, empregados com carteira, o que totaliza 330 mil.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe