Foto: Secom

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT), realizou nesta terça-feira (30) a etapa ‘Escola’ do concurso de redação com o tema ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’. O concurso abrange 201 escolas da Rede Estadual com o objetivo de promover a discussão da temática voltada para a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, além de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Participam do concurso 11. 663 alunos da 3ª série do Ensino Médio.

O concurso de redação acontece em três etapas: ‘Escola’, ‘Regional’ e ‘Estadual’. Cada escola e Gerência Regional de Educação terá sua comissão julgadora para atuar nas etapas ‘Escola’ e ‘Regional’, para selecionar as redações a serem apresentados na etapa ‘Estadual’.

Após a realização da primeira etapa, cada escola escolherá apenas um representante vencedor para etapa ‘Regional’, que vai acontecer no dia 30 agosto. A Gerência Regional de Educação escolherá apenas um representante vencedor da respectiva região para a etapa ‘Estadual’ no dia 30 de setembro e a Comissão Estadual, indicada pela SEECT, vai selecionar o 1º, 2º e 3º lugar.

Os estudantes que alcançarem os três primeiros lugares da etapa ‘Estadual’ serão premiados com troféus e certificados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 21 a 27 de outubro, em João Pessoa. O professor orientador do 1º lugar, além de troféu, ganhará uma visita técnica ao Vale do Rio São Francisco, onde vai conhecer o Centro Nacional do Semiárido (Embrapa), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma Vinícola e uma empresa de fruticultura.

Conforme o presidente da Fapesq, Roberto Germano, “a importância dessa ação é o envolvimento da SEECT demonstrando a sensibilidade para a temática deste ano, na popularização da ciência em todas as escolas de todos os municípios da Paraíba. A avalição regional para no final premiarmos os três candidatos com as melhores redações é uma iniciativa para que eles tenham formações em centros de pesquisas, sobretudo voltado para o semiárido brasileiro no polo agroindustrial de Petrolina. O nosso grande interesse é que esse ano sirva de experiência para que a gente possa, nos próximos anos, transformar essa ação numa política do estado pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia e a Fapesp, fortalecendo os nossos alunos na redação”, ressaltou.

 

Secom

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

TCE aprova segunda prestação de contas da Prefeitura de Nova Olinda

À unanimidade de seus integrantes, o TCE-PB (Tribunal de Contas da Paraíba) aprovou, ontem (21), a segunda prestação de contas da gestão do prefeito de Nova Olinda, Diogo Rosas (na…

Após preconceito contra deficientes, vereador se mobiliza na CMJP

Bruno Farias apresentou, inclusive, (e aguarda execução) de emenda impositiva objetivando auxílio financeiro à entidade voltada à assistência de portadores de deficiência O vereador Bruno Farias prestou sua solidariedade à…