A Paraíba o tempo todo  |

Leonardo Gadelha participa da expansão do INSS Digital na PB

 O Presidente do INSS, Leonardo Gadelha, tem uma extensa agenda de 21 a 23 de junho que contempla vários municípios paraibanos. Acompanham Gadelha, o superintendente regional do Nordeste, Marcos de Brito, os gerentes-executivos de João Pessoa, Campina Grande e Mossoró, Rogério Oliveira, Renato Morais, Francisco Osimar, respectivamente, além das equipes de Atendimento da Direção Central e gerências, logística e benefícios.

 

O primeiro compromisso da quarta-feira (21), começa na Agência Sousa, pela manhã, com a assinatura de Acordos de Cooperação Técnica. Foram convidados os Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Lastro, Poço Dantas, Marizópolis, Nazarezinho, Riacho dos Cavalos, Princesa Isabel e Amparo. Os ACT´s fazem parte da parceria com o Instituto para implantar o INSS Digital, projeto que começa a sua expansão pela Paraíba.

 

 

O INSS Digital estabelece novos fluxos de atendimento e de trabalho, em parceria com entidades sindicais, combinando aspectos presenciais e remotos. As agências da Previdência Social de Sousa, São Bento e Princesa Isabel, situadas no Sertão da Paraíba, serão as primeiras unidades a adotar a nova forma de atendimento. Para isso os acordos estão sendo firmados com os sindicatos atendidos por esses municípios. Em Patos, outros 31 sindicatos formalizaram a parceria no último dia 13 no auditório do Centro de Treinamento da Federação de Trabalhadores na Agricultura (Fetag). Participaram cerca de 300 presidentes de sindicatos rurais para aprender sobre o projeto durante uma capacitação da equipe de atendimento da Direção Central do INSS.

 

 

Internet – Uma novidade a ser anunciada por Leonardo é a licitação para a contratação de empresa especializada para o fornecimento de serviço de acesso à Internet Wi-Fi para as 17 agências do INSS vinculadas à Gerência de Campina Grande, e Sousa é uma delas. Os segurados, de forma inédita, vão ter acesso enquanto aguardam o atendimento nas unidades. Além de propiciar maior comodidade, o segurado poderá usar a internet para realizar o seu autoatendimento pelo canal “Meu INSS” depois de receber orientação por meio da equipe da Triagem.

 

 

O ‘Meu INSS’ já permite a realização de agendamento, consultas e extratos com uso de senha e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. O aplicativo do site já está disponível para celulares com sistema operacional Android. Por meio do “Meu INSS” será mais fácil a interação do cidadão com o INSS para, por exemplo, tomar conhecimento de uma exigência, prestar algum esclarecimento ou adicionar uma nova informação. O INSS se comunicará com o cidadão e as entidades (ACT), tornando mais célere o diálogo entre as partes e permitindo assim agilidade na conclusão dos diversos requerimentos.

 

 

Picuí – De Sousa, Gadelha segue para Picuí (PB), para ver o andamento da obra de construção da unidade do INSS daquele município. Ter uma unidade do Instituto é uma necessidade dos moradores que são atendidos pela agência de Cuité. Quando estiver em funcionamento vai prestar todos os serviços previdenciários. A unidades obedece um modelo padrão e de acessibilidade com salas para perícia médica e serviço social.

 

 

Araruna e Alagoa Nova – Na quinta-feira (22) o presidente do INSS, com a equipe de gestores, visita as instalações onde vai funcionar o atendimento do Instituto nas cidades de Alagoa Nova e Araruna(PB). As duas cidades foram escolhidas numa lista de 20 municípios para contarem com um atendimento exclusivo prestado por meio de uma parceria. Em Alagoa Nova, que possui uma demanda previdenciária predominante rural, os moradores, procuram o INSS em Esperança e Campina Grande, situação que vinha de muito tempo. Agora, a partir de um protocolo de intenções, assinado pelo presidente, com a prefeitura, não haverá mais deslocamento, exceto nos casos de perícia médica. Pelo protocolo, o INSS vai dar atendimento e ocupará uma sala da Casa Cidadã.

 

Em Araruna, a sala foi disponibilizada no prédio do Centro Histórico onde funcionou a primeira fábrica de tecidos. A prefeitura cede as instalações e o INSS disponibiliza servidores que atenderão os segurados com a oferta de serviços como aposentadorias e pensões, benefícios assistenciais, orientação e informações, consulta de situação do benefício, extrato de contribuições, dentre outros.

 

 

João Pessoa – No dia 23 a equipe chega à capital para firmar o Acordo de Cooperação Técnica com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PB). Anteriormente havia sido assinado um protocolo, mas agora oficialmente, a OAB vai atuar como parceira do INSS Digital para requerimento de serviços previdenciários na modalidade atendimento à distância. O acordo tem por objeto viabilizar a operacionalização de requerimento de aposentadorias, pensões, auxílios, exceto de benefícios por incapacidade e Benefício de Prestação Continuada (BPC), certidão de tempo de contribuição, pecúlio, recurso, revisão, cópia de processos, extratos previdenciários, atualizações cadastrais e de benefícios, requeridos por advogados regularmente inscritos na OAB/PB.



Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe