Por pbagora.com.br

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) comemorou a sanção do Projeto de Lei – transformado na Lei 13.789 -que amplia o limite mínimo para a compra direta dos pequenos produtores familiares para 35 litros diários através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Começamos o ano com uma ótima notícia para os produtores e para a economia paraibana. Agora esses trabalhadores poderão sobreviver da sua produção”, comemorou Tovar. 

 

A matéria publicada no Diário Oficial da União é de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Segundo Tovar, a lei representa uma conquista para os produtores e um incentivo à agricultura familiar, já que o aumento do limite fixado de venda diária, permite aos criadores planejarem sua produção, sabendo com antecedência a quantidade de animais, insumos e estrutura necessária para alcançar tal quantidade.

 

A propositura altera o artigo 17 da Lei nº 12.512 e garante um preço mínimo justo e uma produção que viabilize economicamente os pequenos produtores, tendo em vista o nítido esvaziamento da produção leiteira, que ocorre pela falta de incentivo e da garantia de um preço mínimo que viabilize a cadeia produtiva do leite. Com a fixação dos novos limites aumenta a expectativa de recuperação do setor leiteiro. 

 

A Paraíba, segundo o parlamentar, chegou  a ser um dos maiores produtores de leite de cabra do País e poderá retomar essa cadeia produtiva que fixa com dignidade as famílias no campo, gera emprego e auxilia complementarmente na alimentação das famílias mais carentes. 

 

O ex-deputado e produtor rural, Francisco de Assis Quintans, destacou a importância da nova lei para os produtores e falou da luta de Cássio e Tovar para que a matéria fosse aprovada. O tucano foi a Brasília, participou de reuniões no Congresso Nacional e encaminhou expedientes para os parlamentares pedindo que votassem favoráveis à matéria. Depois, a luta foi pela sanção presidencial.

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Notícias relacionadas

Novos Decretos não alteram funcionamento dos trens na Grande JP

Os horários de funcionamento dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que operam nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, permanecem sem alteração durante a vigência dos novos…

Nº de mortes em acidentes nas rodovias federais da PB é o menor em 10 anos

Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba divulga o balanço do ano de 2020 com os resultados operacionais. Apesar do ano atípico surgido em virtude da crise na saúde pública provocada…