Na sessão desta quarta-feira (27), o Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu suspender a Lei nº 1.867, de João Pessoa, que trada da obrigatoriedade da apresentação da carteira de estudante para benefício da meia passagem nos transportes coletivos.

A lei foi questionada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e pelo Ministério Público Estadual. O argumento é que já existe no Estado da Paraíba a Lei nº 9.669, de 15 de março de 2012, com as alterações promovidas pela Lei nº 10.807, de 13 de dezembro de 2016, que elencou uma série de documentos, além da carteira de estudante, para comprovação da condição de estudante, tais como documento de identificação com foto, válido em todo o território nacional, e comprovante de matrícula do ano em curso.

A norma questionada prevê, no artigo 1º, que será obrigatória a apresentação da carteira de identificação estudantil, válida em território municipal, para o gozo do benefício da meia passagem no transporte público urbano de João Pessoa. Diz, ainda, que é vedado o benefício da meia passagem sem a apresentação da carteira de estudante credenciada pela legislação municipal.

Ao votar no caso, o desembargador Fred Coutinho observou que embora o Município de João Pessoa possua competência suplementar para legislar sobre a matéria, não pode, de forma descabida, restringir direitos constitucionalmente garantidos ou contrariar normas estaduais existentes acerca do tema. “É dizer, contrariou lei estadual vigente, situação reveladora de um possível vício de inconstitucionalidade”. 

 

PB Agora
com informações do TJPB

 

 

 

 

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Procon de Campina Grande monitora variação do preço da carne bovina

Devido ao recente aumento no valor do quilo da carne bovina, o Procon de Campina Grande realizou uma pesquisa de preços em dez supermercados da cidade. Foram coletados os preços de…

Bebê morre após sofrer descarga elétrica, em cidade paraibana

Um bebê de apenas 9 meses morreu na manhã desta sexta-feira, 06, após sofrer uma descargar elétrica na cidade de Caiçara, no Brejo paraibano. Segundo informações policiais um ventilador pode…